terça-feira, 12 de maio de 2015

"Punk Rock Não é Só Pro Seu Namorado" de Bulimia, é ilustrada por Jéssica Lisboa



Todas as ilustrações do post são de Jéssica Lisboa



Atenção! Só só vale ler esse post cantando e ouvindo o som:




Na maioria das vezes, o feed do Facebook não é o melhor local para se estar. Mesmo que você tire o que te incomoda, sempre aparece algo meio nada a ver. Mas recentemente, tive uma dessas surpresas boas. Sabe quando você lê uma frase exatamente do jeito que ela é cantada? 

Foi isso que aconteceu comigo quando vi as ilustrações do hino "Punk Rock Não é Só Pro Seu Namorado", de Bulimia. Rapidamente entrei na fanpage e conheci o trabalho da Jéssica Lisboa, que com muita qualidade representou a música em quadrinhos. As cores, o traço dela e os desenhos são super bonitos, dá uma olhada:









Assim que vi o post, marquei a Ieri (vocalista do Bulimia), porque esse tipo de afeto faz muito bem. Se para mim que sou fã da banda já foi incrível ver as ilustrações, imagina para ela! Para mim, o trabalho da Jéssica mostrou o legado das minas e bandas punk feministas, que é empoderador e marcante, mesmo que hoje em dia a banda não toque mais. 

A Jéssica, que é da zona leste de São Paulo, é talentosa e tem muitas coisas produzidas, e os desenhos sempre me remetem a um universo meio sereia-subversivo que é bem agradável de se estar. Para mim, o traço dela e os "derretimentos" das ilustrações são parte importante da identidade visual dos trampos. Nós aproveitamos a ocasião e conversamos um pouco com a Jéssica. Ah, e a boa notícia é que ela pretende ilustrar mais trechos da música!


Como surgiu a ideia de ilustrar "Punk rock não é só pro seu namorado"?
Bom, eu já curtia punk rock desde a minha pré-adolescência mas de um ano pra cá mais ou menos venho conhecendo e interagindo mais com o feminismo e consequentemente introduzindo isso nas minhas ilustrações. "Punk rock não é só pro seu namorado" se tornou praticamente um hino pra mim quando conheci Bulimia, então eu resolvi ilustrar pela mensagem mesmo, pra que talvez outras meninas também se identifiquem e se emponderem, mesmo que não curtam punk rock.

Como você encarou a receptividade das ilustrações?
R: Sempre que posto algo mais relacionado ao feminismo a receptividade é muito boa, mas realmente me surpreendi e fiquei muito feliz de ver tantas meninas se identificando não só com as ilustrações mas principalmente com a mensagem que a música passa.


Puro amor 

Há uma previsão para as próximas ilustrações da música? Pretende ilustrar mais alguma música de banda punk feminista?
Pretendo sim, até porque minha maior inspiração vem da música. Ainda não tenho uma previsão exata mas ainda esse mês faço mais algumas com certeza.

Quando você começou a ilustrar? Você vende as ilustrações? Já tem algum zine lançado?
Essa é uma pergunta difícil rs, eu desenho desde criança e nunca parei, mas só tive tive coragem de mostrar minha arte pro "mundo" quando criei a página há um ano mais ou menos. Eu sempre fui tímida, então desenhar pra mim sempre foi uma válvula de escape, um lugar onde eu pudesse me expressar e criar uma outra realidade. Mas qualquer coisa que eu faço pode ser comprada e também
aceito encomendas. Zine ainda não tenho nenhum mas pretendo criar em breve.

Os desenhos são de aquarela? Qual técnica você usou? É possível comprar prints deles?
Foi uma mistureba de aquarela, nanquim e canetinha marca texto haha, mas ainda dei uma editada digitalmente nas cores. Ainda não fiz prints deles, mas pretendo abrir uma lojinha online em breve pra facilitar com ilustrações, prints, telas e outras coisinhas.

Para saber mais, acompanhe o trabalho da Jéssica no Facebook e no Tumblr.

2 comentários:

Maura C. disse...

Que demais o trabalho da Jéssica!
Espero que ela ilustre mais letras porque as ilustrações são muito bonitas!

Beijos!

boredcarla disse...

Lindo, né? :)
Quando ela fizer novas ilustrações do Bulimia postaremos por aqui também, não vemos a hora. Beijo!