quinta-feira, 15 de outubro de 2015

download: livros de Carolina Maria de Jesus e Bell Hooks

Carolina autografando "Quarto de Despejo"

Para as adeptas da leitura no computador e para aquelas que se aventurarem a imprimir, a dica é incrível. Da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, que mostrou para o mundo a sua escritora bonita e dolorida em "Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada", é possível baixá-lo e também "Casa de Alvenaria", "Pedaços de Fome", "Provérbios", "Diário de Bitita" e "Antologia Pessoal".

No momento estou lendo Quarto de Despejo, e a rotina é sempre essa, não necessariamente nesta ordem: minha feição tranquila, minha feição alegre por alguma passagem com uma metáfora incrível e um suspiro com feição triste, em trechos como:

"Está chovendo. Eu não posso ir catar papel.O dia que chove eu sou mendiga. Já ando mesmo trapuda e suja. Já uso o uniforme dos indigentes"

O livro foi lançado em 1960 e mostrava como era a vida dela, de mulher negra, catadora de lixo e escritora morando na favela do Canindé, que já foi desapropriada e não existe mais. Ainda não terminei o livro, mas recomendo muito a leitura. Para saber mais se você tiver paciência confira este artigo do O Globo e conheça o projeto Carolina em HQ.

Download - livros Carolina Maria de Jesus



Já da escritora bell hooks, está disponível a livre tradução de "Não sou eu uma mulher. Mulheres negras e feminismo", para a Plataforma Gueto. A autora aponta as conexões entre sexismo e mulheres negras escravas; imperialismo do patriarcado e racismo e feminismo.

O primeiro texto de bell hooks que li, e um dos mais famosos, é "alisando o nosso cabelo" que fala sobre experiências de alisamento dos cabelos das mulheres negras e da dificuldade de aceitação do mesmo. Ela é uma autora interessante para quem quer fazer leituras que conectam racismo e feminismo. Para quem quiser saber mais sobre ela, recomendo esse tumblr.

Download - Não sou eu uma mulher. Mulheres negras e feminismo

11 comentários:

Mariana B. disse...

Muito obrigada por compartilhar essas obras! Principalmente a obra de Carolina Maria de Jesus. Muito difícil encontrar os livros dela. Obrigada!

Unknown disse...

Não consigo baixar

Unknown disse...

Não consigo baixar

Unknown disse...

Olá, o link para Carolina Maria de Jesus está dando erro...

boredcarla disse...

Oi Caroline! Nós não hospedamos os arquivos, apenas compartilhamos o link. Caso encontremos um link ativo alteraremos no post. Abs!

Unknown disse...

Não seria melhor verificar se o link funciona antes de compartilhar? Com todo respeito, não querendo ser mal educada e nem ofender mas, sua resposta foi tão... " isso não é problema meu."

boredcarla disse...

Oi, Vanessa! Quando eu criei o post, em 15/10/15 o link estava ativo e funcionando normalmente. Em março de 2016 recebi os comentários de que não era possível baixar. Infelizmente eu não tenho as obras digitalizadas para fazer um novo link e compartilhar no blog, eu gostaria de fazer isso. Caso eu encontre um link ativo irei colocar no post. Abs.

boredcarla disse...

Observação: eu acabei de baixar 'Quarto de Despejo', usando o link do post, ele está funcionando aqui. Talvez quem publicou tenha corrigido a instabilidade.

Anônimo disse...

Muito obrigada, consegui baixar todas as obras usando Dropbox. Estava procurando
"Pedaços da fome" a muito tempo. Esse livro custa entre R$ 200,00 a R$ 500,00 na
estante virtual. Foi um grata surpresa conseguir ter acesso. Abraço fraterno.

boredcarla disse...

Oi, Vinicius! Fico feliz em saber que tenha conseguido. Não sabia que a faixa de preço estava nas alturas assim. Abraço!

Isabela Lennon disse...

Muito obrigada! Descobri sobre Carolina Maria de Jesus ontem e achei a história dela muito interessante, quero muito ler todos os livros.