domingo, 11 de setembro de 2016

Links da Semana #10

Divulgação do documentário Mulheres Negras: Projetos de Mundo - Arteretirada da fan page

O feriado do 7 de setembro foi produtivo por aqui! Consegui fechar o post 10 álbuns lançados em 2016 que você precisa ouvir, conversar com quem acabou de descobrir o blog (isso é sempre muito fera) e me animar para fazer o Links da Semana #10. Talvez ele não esteja tão recheado, mas vem com temas extramente pertinentes. E me diga, qual link legal você viu esta semana?


Mulheres Negras: Projetos de Mundo
Estava no Twitter quando vi este link do Prosa Livre, que contém uma entrevista com Dayane Rodrigues, sobre o documentário Mulheres Negras: Projetos de Mundo. Até então não conhecia o projeto e antes de ler a entrevista, conferi o trailer do longa. Ele começa com uma citação poderosa de Gloria Anzaldúa. Depois, Luana Hansen, Djamila Ribeiro e Preta-Rara (citando apenas as mulheres que reconheci) aparecem lacrando. No fim do trailer senti aquela "pedrada" daquele tipo de trabalho que é pesado, urgente importante. Na entrevista, Dayane fala sobre como surgiu o documentário e a necessidade de criar narrativas das mulheres negras. Para empoderá-las, para lutar contra o racismo e visibilizar a resistência. O trailer é muito bom, recomendo muito que você assista e leia a entrevista, é só clicar no primeiro link deste parágrafo. E para quem está em SP: o documentário será lançado no dia 12 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Olido - Av. São João, 473. A entrada é gratuita. 


Preta, Gorda, Sapatão e Riot Grrrl
Bah Lutz, do projeto Riot Grrrl Brasil, é vocalista da mineira Bertha Lutz. A banda de hardcore tocou em julho no 2º Distúrbio Feminino Fest, em São Paulo. Lá, elas tocaram a música "Preta, Gorda e Sapatão", que fala sobre esta resistência que é tão invisibilizada. Após o show, uma mulher branca e magra abordou Bah, sugerindo que ela substituísse o último verso da letra por "branca, magra e sapatão" porque segundo a moça, "nós também existimos". E é sobre isto que ela escreve para o blog Gorda e Sapatão. Isto é absurdo e problemático porque mulheres brancas, magras e lésbicas têm visibilidade esmagadora em relação à mulheres negras, gordas e sapatonas. Este é um texto urgente, importante, que precisa ser lido por tods, especialmente por quem colam nos roles. Leia aqui.



Aline Valek faz vídeo para Think Olga sobre como começar sua newsletter
Eu estava no trabalho quando a Think Olga publicou um vídeo no qual Aline Valek fala sobre como você pode começar a sua newsletter. Fiquei super satisfeita, porque já contei aqui que leio o Bobagens Imperdíveis - a newsletter fodona da Aline - e foi assim que comecei a ler outras e até em pensar em escrever uma. Claro, parei o que estava fazendo para assistir o vídeo. Ver uma pessoa que admiro e que está fazendo tanta coisa legal de forma independente me deixou muito feliz e deu aquela energia boa pra minha tarde. Por isso, acho que você também pode ver, para se inspirar e iniciar aquele projeto (seja ele qual for) que está querendo sair da gaveta.




Punk Rock Não é Só Pro Seu Namorado
Você precisa ler ou compartilhar um bom texto que fale sobre o que é o Riot Grrrl? Que faça um apanhado de algumas bandas e relacione o RG no contexto punk? Então os seus problemas acabaram! A Babi, do coletivo Non Gratxs, escreveu o texto "Punk Rock Não é Só Pro Seu Namorado" para o blog Crítica Persona. E no fim, rola uma playlist. Aprecie sem medo de ser feliz. Aqui!


Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o suicídio e alertá-las aos sinais de pessoas que possam estar passando por esta situação. E ontem, dia 10 de setembro, foi o Dia Mundial de Combate ao Suicídio. É um dia de luta, porque cada dia é um e é uma batalha. A Kaol Porfírio fez um post a respeito que espero que te toque tanto quanto me tocou. Leia aqui. Outra ilustradora e feminista que falou sobre o tema hoje foi a Renata Nolasco (que já saiu em outro Links da Semana). Com o apoio de profissionais da área, ela preparou seis cartões sobre como lidar com depressão. A cada semana serão publicados dois, sendo que o primeiro já foi publicado. Acompanhe tudo pela fan page dela. A realidade do suicídio não pode ser ignorada, tão pouco a saúde mental das pessoas. Tenha atenção consigo e com o outro. Você vai conseguir.

Arte: Atóxico/Renata Nolasco

As Mina na História
Por conta do Setembro Amarelo, pipocou no meu feed uma newsletter da página As Mina na História sobre escritoras suicidas. Ainda não li, mas fiquei super contente por poder ler mais uma newsletter feita por mulheres que estão se movimentando muito. Você pode ler o texto e se inscrever aqui!

The Sad Ghost Club
É um clube para qualquer um que está se sentindo triste ou perdido. É o clube para aqueles que nunca se sentiram parte de outro clube. Esta é a descrição da fan page do zine The Sad Ghost Club, que fala principalmente sobre ansiedade e depressão de uma forma muito delicada e única. Lá, as vezes encontro uma compreensão e sensibilidade que não vejo em outras pessoas ou projetos. E eles publicaram uma tirinha especial sobre prevenção de suicídio com a legenda "conexão, comunicação, cuidado". Achei que essa era a melhor forma de terminar este Links da Semana. Continue vivendo! Fan page.

Livre tradução: "Eu passei por tudo isso... e eu mereço continuar vivendo"

4 comentários:

magdiel disse...

ótimas dicas! Cabeça Tédio deve ser meu blog favorito.

boredcarla disse...

Ficamos muito felizes em saber que tu gosta assim do CT, Magdiel! <3

dre_dream95 disse...

Mina!!! To há muito tempo sem entrar na web e me deparo com isso ♥♥ to muito feliz por ter encontrado esse blog, estou começando o meu rsrs aqui já me identifiquei com várias postagens, conheci as minas da cena exatamente com o Bulimia, que o meu amigo Marcolino Jeremias me mandou por inbox, não pensei que fosse tão influente. Aqui na minha cidade a cena é bem fraquinha e to por fora, mas to loka pra voltar.
parabéns pelo blog, lindo, lindo!!! as mina q fecha ahahah

boredcarla disse...

Ei, sweet dreams! Que legal que tu curtiu ;) Depois deixa o link do seu blog pra conhecermos tb!