sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

VA: Move Into the Villa Villakula (1994)

Ou: como ouvi músicas do Sleater Kinney e da Kaia que ainda não conhecia

Esses dias baixei uma compilação de várias artistas chamada Move Into the Villa Villakula. Nela há a música "write me back fucker" e "you ain't it", do Sleater Kinney, e pelo que a minha memória esquisita se lembra, eu ainda não as conhecia. E em que mundo conhecer uma música que ainda não conhecia do SK é ruim, não é mesmo? Em nenhum. E é por esse motivo que upei a VA, para que outras SKzêras tenham um pouco de felicidadesleater.

Descobri que só Sleater Kinney faz com que o Mama fale palavrão. Posso contar as poucas vezes que ouvi ele falando, e depois de ouvir as duas músicas que eu citei ali em cima, ele involuntariamente (palavras dele), soltou um "porra". Quer dizer, alguma coisa essas duas músicas semi desconhecidas tem. 

Para fotos coloridas do encarte veja aqui
Sleater Kinney não é a única banda da compilação. Há duas músicas - Peyton vs. Your Boyfriend e Off - do projeto solo de Kaia (Team Dresch, The Butchies), onde ela toca violão e canta. As letras expressam uma tristeza e cansaço que somadas ao violão dão vontade de passar um longo tempo no quarto se recuperando (ou cuidando) das consequências das interações com outras pessoas. Quando ouvi pela primeira vez a compilação foram as músicas que mais gostei. Talvez ainda sejam, depende do dia que se ouve. No soundcloud de Kaia Wilson tem músicas novas.

Pesquisando encontrei este site em que a dona do selo que lançou essa compilação - que se chama Villa Villakula - conta como nasceu o selo e essa VA. Não sei o nome da dona do selo e nem tenho muitas informações sobre. Alguém tem?

Tattle Tale
Mas, voltando a falar das bandas da compilação, são 10 artistas que participam dela. Tem spoken word (onde a pessoa lê um texto, ou fala alguma coisa, ao invés tocar um instrumento e cantar) de Eileen Myles, e pelo título das canções da para se preparar para as falas. Tem Tattle Tale, que são duas garotas na voz e violão, com vocais alternados, muito bom. É o tipo de banda que entra pro meu bloquinho de "procurar mais informações sobre".

Seguindo, tem Rubby Falls, que é uma banda não acústica com músicas mais arrastadinhas (mas sem tanto peso), com várias distorções e solos. Azalia Snail tem uma música instrumental e outra com vocais alternados, dessas bonitinhas que grudam em você. Led Byrd segue no instrumental, Kore faz uma música mais lenta, Denise Monahan faz uma música que em alguns momentos até parece spoken word, pelo seu ritmo. E a compilação termina com duas músicas de DQE, que é mais uma garota fazendo música acústica, e para mim a compilação não poderia ter terminado de um jeito mais legal. 

Tracklist VA: Move Into the Villa Villakula
01. Sleater-Kinney – You Ain’t It
02. Sleater-Kinney – Write Me Back Fucker
03. Sleater-Kinney – More Than A Feeling
04. Kaia – Peyton vs. Your Boyfriend
05. Kaia – Off
06. Eileen Myles – Memorial
07. Eileen Myles – I Always Put My Pussy
08. Eileen Myles – Warrior
09. Eileen Myles – Rape
10. Eileen Myles – Debate With A Glove
11. Tattle Tale – Take 10
12. Tattle Tale – Erica
13. Ruby Falls – Spanish Olive
14. Ruby Falls – The Way of Colleen
15. Azalia Snail – Possibly
16. Azalia Snail – Vitriolic Feeling
17. Led Byrd (members of Helium) – Fantastic Castle
18. Kore – Embrace
19. Kore – Cry
20. Denise Monahan – Miss Unknown
21. DQE – Knoxville Girl
22. DQE – Treat Her

Um comentário:

Unknown disse...

Vou baixar!!! Ansiosa pra escutar uma inédita do SK <3