quinta-feira, 21 de junho de 2018

Bertha Lutz lança o ep "Minha resistência é minha revolução"

Arte: Luare Artystontta

Quem não é visto não é lembrado, né? Essa ideia pode se aplicar à Bertha Lutz. Em suas letras, elas celebram as vivências que estão fora do esquema hétero-macho-branco-rico, politizam o pessoal e o político dentro das relações interpessoais, criticam o genocídio do povo negro e exaltam a (r)existência das mulheres pretas, gordas e sapatonas. Por isso, o discurso político e o som da banda há alguns anos são lembrados quando pensamos em punk rock feminista brasileiro.

Para comemorar os 10 anos de banda, as mineiras lançaram o ep "Minha resistência é minha revolução", com 7 músicas. O disco foi gravado, mixado e masterizado no estúdio Mestre Felino (Mogi das Cruzes/SP), entre abril e maio de 2018, por Helena Duarte. Influenciadas pelo Riot Grrrl e pelo punk/hardcore, as músicas remetem à escola Bulimia de tupá tupá. Riffs marcantes, vinhetas que casam perfeitamente com as músicas e muitos momentos para pogar. É isso que o som proporciona.

O hit, o hino e a música que gruda na cabeça, sem dúvida, é "Preta, Gorda e Sapatão". Em relação à letra e o debate que ela traz, sem dúvida é uma das mais importantes do punk feminista do Brasil, por visibilizar três recortes que são ignorados no punk e fora dele. E não tem como não ouvir e não sair cantando junto. Ela ao vivo é especialmente mais foda, por fazer toda a galera pogar demais.
"Sangue Negro" é outra música essencial, que critica o genocídio da população negra, a violência policial e fala também sobre o encarceramento em massa da juventude negra.



Em "Why" é notável a influência de Dominatrix (fase Girl Gathering). Riffs marcantes, vocais em coro e aquela levada neo youth crew que a maioria das pessoas que vão aos shows desde o início dos anos 2000 já gostaram pelo menos uma vez na vida.

"Não passarão" é minha segunda favorita, por desenhar de forma bastante clara o ciclo de privilégios dos boys lixos/hétero/libertários e abusadores que são protegidos e circulam com tranquilidade e recebendo carinho dentro do punk. É sempre agradável ver um posicionamento claro e que rechaça em vários sentidos a grotesca prática de 'passar pano', que envolve não só o boy lixo, mas também seu círculo de amigos.

"Funk da Xoxota" fecha o disco com chave de ouro, mostrando que política e diversão andam de mãos dadas. Elas trazem pro punk uma das melhores coisas do BR, o funk, fazendo a gente treinar a raba pra rebolar e o ombro pra pogar. Não tem fora do Brasil, tá meninas? Enfim, um dos melhores discos de 2018 e que todo mundo tem que ouvir logo. Agradeço a Bah por ter me escrito, mandado os sons com antecedência e me convidado para escrever. Foi bom sair da inércia depois de 1 ano e 4 meses sem escrever para o Cabeça Tédio.

Se você aguentou ler até aqui, ouve logo esse epzão:



E quem estiver em BH neste fim de semana, não perde tempo não. O show de lançamento do ep será no dia 23/06, na Matriz, a partir das 19h. Para mais detalhes, veja o evento.


3 comentários:

Mandarina disse...

Saudades desse blog! Esse dias vi uma entrevista com a H.C. McEntire e Kathleen Hanna (aqui http://www.rookiemag.com/2018/06/i-didnt-really-know-the-rules-an-interview-with-h-c-mcentire-and-kathleen-hanna/) e lembrei desse blog tão bom que traz informações de um jeito inteligente ♥ Não desapareça!

Unknown disse...

Que lindeza ler o cabeça tédio de novo. Ainda mais com resenha sobre o discaço da Bertha Lutz ♡♡♡

Blog27999 disse...

If you're looking to burn fat then you absolutely have to start following this brand new personalized keto meal plan diet.

To create this keto diet, certified nutritionists, fitness couches, and top chefs joined together to develop keto meal plans that are productive, suitable, economically-efficient, and delicious.

Since their first launch in early 2019, 1000's of individuals have already transformed their body and well-being with the benefits a smart keto meal plan diet can offer.

Speaking of benefits: in this link, you'll discover 8 scientifically-certified ones offered by the keto meal plan diet.