quarta-feira, 1 de junho de 2016

Flashes da Feira Tesoura #1

Da esquerda para direita: Cabeça Tédio, Ju Gama e Maracujá Roxa - Foto: Letícia Ferreira

Fotos: Carla Duarte e Letícia Ferreira

Há algo muito poderoso em feiras de fanzines autônomas e feministas. Ver colagens, fanzines, adesivos, panfletos, desenhos originais, patches, poesias e um mundo de criações de pessoas trans, sapatânikes, feministas, bis - ver as criações de quem escapa da norma - é fortalecedor. Pode ser porque estes espaços não existem sempre, e quando eles acontecem, trazem muita resistência e modos de ser que transformam aqueles que participam.

Foi com esta sensação que saí da Feira Tesoura #1, que rolou no sábado (28), na Casa Nem (Beco do Rato, na Lapa/RJ). Com mais banquinhas e expositoras do que consigo me lembrar, tudo que vi eram publicações de pessoas que ousam (r)existir. O evento começou com o lançamento do fanzine Quimer(d)a/Sapattons Queerdrinhos. Uma publicação colaborativa de quadrinhos que mostra experiências de pessoas trans. Foi feita uma leitura coletiva em voz alta do zine, que potencializou ainda mais as histórias de vida do fanzine. Saí com aquela certeza de quem a despeito de qualquer característica, a função primeira do fanzine é criar comunidade e contar a história de pessoas que sofrem com apagamento e silenciamento.

Foto: Letícia Ferreira

Banquinha Cabeça Tédio - Foto: Carla Duarte

Exposição de colagens da minha banquinha. A colagem do meio é da Ju Gama - Foto: Letícia Ferreira
Maracujá Roxa - Foto: Carla Duarte
Banquinha Drunken Butterfly - Foto: Letícia Ferreira
Banquinha Sapatoons - Foto: Letícia Ferreira

Foto: Letícia Ferreira

Bordados da Letícia, foto dela mesma

A feira rolou dentro de uma sala que ficou super cheia e ainda rolaram muitas comidas veganas, discotecagem, festa e uma apresentação musical (que por enquanto não sei o nome). Lá pelas 19h a feira ficou abarrotada de gente esquisita e linda, que inspira. Bratmobile, Julie Ruin, Bikini Kill rolava na discotecagem e eu só queria levar todos os zines pra casa.

A feira foi um respiro pra mim. Uma pausa na rotina do trabalho que a gente não ama (mas que paga as contas), nos problemas em todas as situações que me sugam ao invés de me fortalecerem. Há algo muito poderoso nas sapatão, nas bis, nas trans, nas bicha, nas feministas, naqueles que ousam ser quem são. Como já disse o zine Manifesto da Peludinha:

O importante é sermos o mais próximo daquilo que sonhamos de nós mesmaxs.

Veja mais fotos lindas que a Letícia Ferreira fez da feira. 
Conheça - Drunken Butterfly // Maracujá Roxa // Teenage Micha

Trocas + compras da Feira - Foto: Carla Duarte

Um comentário:

Me Seduza Boutique Sensual disse...

Olá,

Trabalho no site www.meseduza.com.br, uma nova Sex Shop com excelentes preços e benefícios aos clientes.

Gostaríamos de fazer uma parceria oferecendo nossos benefícios ao Blog Cabeça Tédio - Pubk Feminista e seus visitantes/seguidores. Como podemos dar continuidade?


Atenciosamente,
Mirela Votri
48 9138.6900 (Vivo/WhatsApp)
Skype: mirelamv