sábado, 16 de abril de 2016

Links da Semana #3




Mais uma semana de Links da Semana! E isso é sinônimo de um cadinho de satisfação pra mim, por ter tido aquela disposição para sentar e fazer esse compilado. Tem notícia massa para as fãs de The Julie Ruin, playlist pra embalar aquela siririca delícia, indicações de livros e mucho mas!


The Julie Ruin
Na semana passada nós falamos sobre a banda de Kathi, Sara e Kathleen e o teaser sobre o novo álbum. E pimba, essa semana The Julie Ruin anunciou que Hit Reset será lançado no dia 8 de julho. Mas elas lacraram um pouquinho mais e lançaram junto o lyric vídeo de "I Decide", que conta com a participação de Katie Crutchfield (PS Elitot, Waxahatchee). Assista e saiba mais.




Punk's not White
Dica quente do Afropunk, sobre os artistas de Bogotá Juan e Diego, que criaram a série Punk's not White. Os ilustradores retratam diversas punks que não são brancas, para se contrapor a narrativa principal que não celebra ou populariza bandas punks formadas por pessoas negras. Siga os artistas no TumblrInstagram e Flickr. Leia a matéria do Afropunk




5 biografias de mulheres fortes 
A Revista Polen indica cinco biografias sobre mulheres fortes. Pessoalmente, tenho um tiquinho assim de antipatia pelo termo 'mulheres fortes', porque sou dessas que acredita que todas somos fortes, mas algumas não descobriram ainda sua força. Porém, não vou fazer aloka problematizadora, porque entendo a dificuldade que é criar títulos que deem conta do que se quer falar. Da lista, já apenas 'Olga' e achei interessante as indicações. Leia aqui!

#1000blackgirlsbook
A Marley Dias, de 11 anos, encheu o saco de só ler livros sobre meninos brancos e os seus cachorros. E o que você faz quando está incomodada? Tenta resolver o problema. Com a ajuda de sua mãe, Janice, ela começou a coletar livros com os quais ela conseguisse se relacionar. Foi quando ela começou a colecionar livros sobre meninas negras. Sua meta era juntar 1000 livros, mas ela dobrou e bateu a meta. Leia mais.

Siririca Set
A Xotanás convidou a DJ e produtora brasiliense Athena Ilse para criar um set list especialmente para aquele momento lindo do dia: a siririca. Eu recomendaria você ouvir para ver se esse som é a tua praia. Confira!

She's a Punk Rocker UK
Rubella Ballet lançou em 2010 o documentário She's a Punk Rocker UK, que registra as mulheres punks da cena londrina dos anos 1970. Somente recentemente, Rubella o disponibilizou no Youtube. O longa, de pouco mais de uma hora, entrevista Polly Styrene, Gee Vaucher, Gaye Advert e etc. Saiba mais.




Constanza Moreira
A senadora uruguaia foi uma das principais articuladores dentro do Senado urugaio em prol do projeto que, desde 2012, permitiu que as mulheres interrompessem voluntariamente a gestação. A Revista Capitolina entrevistou Constanza. O link é do início do mês, mas acho válido estar aqui. Leia mais. 


Diabetes
"Saúde é subversiva bom porque não dá lucro pra ninguém", Sonia Hirsch já disse isso inúmeras vezes. Quem lucra com a doença é a indústria farmacêutica e a alimentícia. Uma, 'cura', a outra fornece substancias viciantes, presentes em quase tudo que é industrializado. Açúcar, corante, conservante são substâncias nocivas para o nosso organismo. O açúcar, pra mim, é uma das piores drogas. E esta matéria das Nações Unidas informa que o número de pessoas vivendo com diabetes quase quadruplicou em 34 anos. A estimativa é que 422 milhões de adultos no mundo (8,5% da população) viviam com diabetes em 2014. Em 1980, esse número era de 108 milhões (4,7%). Isso tudo uma cortesia daqueles que têm liberdade para colocar quanto açúcar quiserem em tudo. Mais do que nunca, é importante politizarmos a nossa alimentação, pois isso é sobre sobrevivência e autocuidado. Leia mais.

Theresa Kachindamoto
Ela é supervisora de um distrito em Malwi (África) e se destaca como líder feminista. Nos últimos três anos ela anulou mais de 850 casamentos infantis. Isso porque mais da metade das mulheres em Malawi se casam antes dos 18 anos. Por mais Theresas Kachindamotos nesse mundo. Saiba mais.



Receitas naturais para falta de energia física e mental
Que tal começar a tentar lidar com stress de forma menos farmacêutica? O Jardim do Mundo dá várias dicas e receitas para diminuir o stress e ansiedade. Claro que, feitas de forma isolada provavelmente não surtirão muito efeito. Mas esse pode ser um bom começo para viver melhor. Confira!

10 ótimas bandas punks contemporâneas 
A Rolling Stone listou 10 bandas contemporâneas que, para eles, definem o punk rock na atualidade. Sheer Mag, GxLxOxSxS, RVIVR, Tacocat e Downtown Boys estão na lista. Vale a pena leitura.


Atóxico/Renata Nolasco
Na semana passada uma tirinha da Laura Athayde entrou no links da semana, e a partir de agora vou sempre tentar colocar um trabalho bacana de alguma ilustradora/quadrinista/desenhista brasileira neste post. A desta semana é a Atóxico/Renata Nolasco, que fez esse gif lindeza total de presente para a Devaneios Com Canela. Confira o trabalho de Renata Nolasco.

"Quer esmagar o patriarcado junto comigo?" Por Renata Nolasco - Atóxico

Porque a história do punk é tão branca?
Não é desta semana, mas o questionamento é fundamental e urgente. Quantas bandas formadas por pessoas negras são lembradas, celebradas e estão na ponta da língua? E no Riot Grrrl? É por essas e por outras que representatividade é tão importante. Leia mais.

Mulheres poderão ter spray de pimenta
Olha, é um exercício hercúleo para mim colocar esse link aqui. Usando todo (todinho) meu super poder de abstração e minimizando todo o (muito) sexismo e machismo do textinho, somo informadas que há um debate sobre a venda de spray de pimenta (hoje ilegal) para mulheres se defenderem de assaltantes, sequestradores e estupradores. Isso são palavras do textinho, não minhas. E o melhor, a proposta é que este spray tenha tampa rosa. Caso alguém tenha um link menos imbecil sobre o assunto pode compartilhar nos comentários? Leia o textinho do O Dia.

Programação para não programadores
Gente, eu não faço post ad, ok? Ninguém nunca me procurou com uma proposta assim. Mas achei essa proposta interessante, por isso estou divulgando. Trata-se de um workshop que será realizado dia 27, na Vila Olímpia (SP), que ensinará programação para quem não sabe nada a respeito. Não há pré-requisitos e a iniciativa é de Camila Achutti, que lidera o projeto 'Semana da Mulher na Tecnologia', que me pareceu ser interessante. Saiba mais.



E hoje a gente termina o Links da Semana com essa foto esplêndida demais da conta :D

Via Gatomia

2 comentários:

Malu disse...

Que links maravilhosos, obrigada!

boredcarla disse...

Que bom que você gostou!! :D