terça-feira, 1 de outubro de 2013

"Riot Grrrl Census" quer saber qual é a influência que o movimento Riot Grrrl teve na sua vida

Por Emilia Henriksson

Criar um censo a respeito do impacto que o Riot Grrrl tem na vida de quem se aproximou do movimento. Esse é o objetivo do Riot Grrrl Census, projeto que  está criando um grande acervo com entrevistas que falam sobre o significado do Riot Grrrl.

Como é feita a pesquisa? No tumblr do projeto constam cinco perguntas que devem ser respondidas. Elas querem saber a importância, o significado e o entendimento que cada uma tem do assunto. Depois de respondidas, as perguntas são publicadas e permanecem públicas, permitindo conhecer mais sobre o a opinião das pessoas que levaram o Riot Grrrl para a própria vida.

Dessa forma, o Riot Grrrl Census cruza diversas formas de entender o significado que o  movimento punk feminista agrega, além de criar narrativas distintas da "históriadela". Históriadela foi a forma que traduzi o termo "herstory" significa história, só que escrita dentro de uma perspectiva feminista. Retira-se o pronome possessivo "his" (dele) de History (história) e coloca-se no lugar o pronome possessivo "her" (dela) permitindo que pensemos a construção da história da mulher.

Uma das entrevistas que mais chamou minha atenção foi a de Jessie Kent Cutillo, em que ela diz que o Riot Grrrl significa muito para ela porque foi a primeira forma de feminismo a qual ela realmente se conectou. "Não era nada parecido com o retrato de uma mulher feminista moderna que a mídia retrata: solteira, focada na carreira e sem expressar suas emoções. Aquilo não era o que igualdade significava para mim. Riot Grrrl é sobre sororidade e nunca se desculpar por ser você mesma", acredita.

Não sei vocês, mas para mim o Riot Grrrl também foi o que me levou para o feminismo. Foi um grande estímulo - mas não o único - para buscar livros, teorias e para entender melhor os sistemas de opressão e questionar privilégios. Além disso, foi também um local em que eu podia gostar de música e ser nerd de música sem tem meu conhecimento testado, como se quisessem ver se eu realmente gostava ou era só uma fake.

Já que estou falando desse jeito, acho melhor responder a entrevista do Riot Grrrl Census, né? Quer responder? Você pode enviar por email - riotgrrrlcensus@gmail.com - ou submeta as respostas no tumblr.

Mapa dos capítulos do Riot Grrrl


Outro tentáculo do projeto, é uma página do google maps em que é possível ver as cidades que o Riot Grrrl esteve presente e a época em que se deu a movimentação. À esquerda, clicando nos pinos coloridos eles te levam ao local do mapa em que rolou o coletivo feminista.

Eu sei que não dá para ver direito. Vai no site, clica no pino e assim você vê melhor! 

No print acima, destacamos Salvador com o coletivo Vulva La Vida. E se alguém ver que falta uma informação, ou data errada, pode avisa-las pelo email riotgrrrlcensus@gmail.com .

Nenhum comentário: