sábado, 29 de junho de 2013

Mixtape #7: Stonewall Riots

O Dia do Orgulho LGBT é celebrado no dia 28 de junho. A data marca um evento histórico de resistência e combate à homofobia, o Stonewall Riots (em português, Rebelião de Stonewall), e foi comemorada na última sexta, e contou com diversas manifestações no país contra a "cura gay" de Feliciano. Para lembrar e homenagear a data, fizemos a Mixtape #7: Stonewall Riots. Mas antes de falarmos de música, vamos à história. 

Bar Stonewall em 1969
O bar Stonewall (que fica em Nova Iorque, EUA), foi o palco do que tempos depois marcaria o dia do Orgulho Gay. Stonewall era frequentado pela comunidade LGBT, e em 1969 as batidas policiais em bar gays aconteciam regularmente. Segundo o site The Stonwall Inn NYC, era ilegal servir álcool em bar gays, e que homossexuais dançassem juntos. Durante as batidas policiais, as luzes eram desligadas, e os clientes eram colocados em fila para terem a identificação checada. Drags e pessoas sem identificação eram presas, e era pedido que mulheres vestissem três peças de roupas femininas. As que se recusavam a vestir eram e os empregados e gerentes normalmente eram presos. 






As batidas tiveram um fim diferente no dia 28 de junho de 1969. Houve resistência as prisões, e para se defenderem da violência policial barricadas foram montadas durante três dias. Por isso, a data marca o dia de luta do orgulho gay. Alguém aí se lembra do álbum solo de Renato Russo The Stonewall Celebration Concert? Então, trata-se de uma homenagem do cantor à data histórica.

Na última quarta-feira, 26, Stonewall foi palco de comemoração a decisão favorável da Suprema Corte dos EUA, que a partir de agora reconhece o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. Quer saber mais sobre Stonewall Riots? Leia a HQ feita por Mike Funk

O preconceito, a violência - que as vezes resulta em morte, as piadas, a lesbofobia, transfobia, ainda se fazem presentes, e precisam ser destruídos, e para serem começa em você, que ainda é um preconceituosx toscx. E continua em todxs que estão atentxs a seus atos e sabem que não estão imunes ao erro, até porque desconstruir preconceitos é algo diário, e que nunca acaba. Respeito - e inteligência - não deveria ser assim tão difícil, e enquanto o patriarcado e homofobia são lentamente destruídos dá para ouvir muito som bom. Por isso, a Mixtape#7: Stonewall Riots, tem apenas música feita por queer, pra pra bater cabelo e pra pogar no queer punx style. Apesar do atraso, essa foi a homenagem que o Cabeça Tédio fez a essa data tão significativa.

Mixtape #7: Stonewall Riots 



Tracklist Mixtape 7: Stonewall Riots
01. Mal Blum - Baltimore
02. Ilinx - Queer
03. The Butchies - The Galaxy Is Gay
04. Team Dresch - She's Amazing
05. Longstocking - Equator
06. Dominatrix - Homophobia On A Tray
07. Teu Pai Já Sabe? - Desejos
08. Limp Wrist - The Ode
09. Aye Nako - The Rind
10. High Dive - Tennessee
11. Gossip - Standing In The Way Of Control
12. Le Tigre - Dyke March 2001
13. Tegan and Sara - Closer
14. Men - Who Am I To Feel So Free
15. Gossip - Moving In The Right Direction

Mixtape 7: Stonewall Riots - Download

Ouça online

Nenhum comentário: