quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ricto lança "Máfia" no Sesc Barra Mansa

Ricto, banda de Resende, se apresentou em Barra Mansa no último sábado, dia 26, para lançar “Máfia”, seu primeiro full lenght. O evento aconteceu no Sesc Barra Mansa. Marcado para as 20h30, pontualmente Ive Seixas (vocal e guitarra) e Rafael Fralda (bateria) estavam no palco. Ambos têm mais de 10 anos de envolvimento com a música independente do Sul Fluminense, seja tocando ou organizando eventos, e a experiência contribui para uma apresentação consistente. Ouça e/ou baixe "Máfia"

Ricto 2013 - Foto: Matsumoto X
O álbum “Máfia” apresenta 10 canções autorais, cantadas em português e que exploram diversos elementos de subgêneros do rock, e foi lançado em julho do ano passado pelos selos Tamborete e Subterranea, e financiado por lei municipal de incentivo a cultura de Volta Redonda. O cd prensado e o encarte colorido, com as letras e logo da banda mostram que tudo foi construído com cuidado. O disco é o material de trabalho da dupla, que já o lançou em Resende, Volta Redonda, Juiz de Fora - no festival Mulheres no Volante, São Paulo - no Espaço Walden e agora em Barra Mansa. Nós já resenhamos o disco, confira. 


Ricto @ Sesc Barra Mansa - Foto: Matsumoto X
Com pontualidade britânica, a primeira música executada foi “Porco Espinho”, que abre o álbum. Com riff forte da guitarra e viradas certeiras na bateria, a canção chega sem pedir licença e em pouco menos de dois minutos é executada. No início, Ive já avisa que as músicas serão tocadas na ordem do cd. Na seqüência são tocadas “Rat” e “Como outros, paredes”, que é um convite a dançar.

As 10 músicas do álbum foram tocadas, dele destacamos “Múltiplas Personalidades”, a que passeia pelo ska “Tabun” e “Defensiva”, uma das canções mais novas da dupla, que tem clipe em sua versão acústica. E, rolaram também as mais antigas “Lugar a Salvo”, “Piolho de Cobra” e “Love”. Ainda deu tempo para a banda dar nova cara a duas músicas, trata-se dos covers de "There There", do Radiohead e a "Let's Rage" da Nouela.

Ricto - Como os Outros, Paredes @ Sesc Barra Mansa
(Fiz videos de algumas músicas. Na medida em que formos upando vamos colocando eles nesse post)




Ricto - Vidas Fictícias e Sentimos o Tempo Todo @ Sesc Barra Mansa



Ricto - Perguntas @ Sesc Barra Mansa


“Perguntas”, música da primeira demo da banda, foi a que mais animou o público, e com razão. Letra e música se uniram de tal forma que é difícil não ser mexido por ela. Inclusive, convido os que gostam da banda a organizarem uma petição eletrônica, solicitando que uma versão 2013 – tal qual a do show – seja disponibilizada na rede. (Ok, eu já fiz isso, não lembrava que tinha gravado ela, porque a bateria acabou do nada..)

A qualidade do áudio e do teatro do Sesc acrescentaram muito a apresentação da Ricto, que soube utilizar com talento a estrutura oferecida. Músicas bem executadas, músicos talentosos, profissionalismo e pontualidade. A pergunta que fica é: onde será o próximo show?

Confira a versão acústica de "Múltiplas Personalidades" e entrevista gravadas para a TvTédio


De Ricto Máfia para Ricto

A banda existe há 10 anos. Por um longo tempo se chamavam “Ricto Máfia”, mas recentemente a banda mudou de nome. O “Máfia”, do novo álbum, é justamente uma referência ao nome antigo da banda. Segundo o Dicionário Michaelis, Ricto significa contração que descobre os dentes, dando à boca o ar de riso. 

Um comentário:

magdiel disse...

Queria muito ter visto Ricto ao vivo