quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bandas do coração: Lemuria

Coluna do Mama

Não me lembro a primeira vez que ouvi Lemuria, não me lembro porque essa banda me apareceu. Se li em alguma coisa do Mitch Clem, se foi o nome num mesmo flyer do The Ergs!, ou  se foi alguém de alguma banda que falava bem. A verdade é que desde a primeira vez que eu ouvi um som do Lemuria já me senti encantado. Tenho certeza que foi um som do sete polegadas self titled, que foi o primeiro ep que baixei da banda. E foi assim, fiquei encantado. Lembro que comecei a ouvir direto, e ir atrás de baixar mais e mais. Até que acabou por que eram uns tantos eps e splits (e até um bootleg malandro da Cloak and Dagger Radio). No myspace lembro que uma hora entraram os sons novos que iam sair no "Get Better", e eram de varrer o coração. Tinha "pants" e "get some sleep". Lemuria é uma banda de Buffalo, New York, formada em 2004 e que sempre arrasa nas artes pra banda! Seja capa de disco, camisetas, adesivos, cores de vinil, etc...


"Pants" é um som que me ganhou fácil, e ainda tem aquele refrãozinho, parece modelado de massinha colorida “I want my hands, in your hair. Pulling your face closer.” Você lembrou de alguém? Eu pensei =). Nossa! Lemuria é o tipo de banda que da pra se apaixonar de primeira, já abrir uma portinha do seu coração para abrigar esses ritmos, essas letras, essas vozes... Pelo menos comigo, arrebatou!

Quando eu conheci a banda era: Sheena Ozella na guitarra e cantando, Alex Kerns na bateria e cantando e Jason Drapper no baixo. Jason que também toca no The Failures Union, saiu da banda faz um tempitcho. 2009. Quem foi gravar o "Peebles" era o Kyle Paton, que substitua Drapper, mas saiu em 2010.
A banda teve também um primeiro baixista que foi o Adam Vernik. E hoje no baixo quem segura desde então, e muito bem, é Max Gregor. A tristeza pelo Drapper ter saído foi bastante em conta que ele escreveu um som muito bom pro Lemuria, "Get Some Sleep". Que tem a frase I've always been so bad at this.  Letting you know how much you mean to me. E também aquele partezinha que canta ‘i’m doing alright (alright)’. Nossa é de arrepiar.

A banda então segue assim, com músicas de letras lindas e certeiras. Que dialogam e se abrem pra você, assim como bate a mesma vontade de retribuir. Um baixo que mais parece um pacote infinito de biscoito recheado. Uma bateria de quebradinhas e viradinhas que parecem estar dançando, ou te tirando para tal. A guitarra da Sheena, vem com acordes e progressões que as vezes até parecem estar exatamente numa harmonia de dinâmicas com os pratos da bateria, e fazem a cabeça mexer pra lá, depois pra cá e depois você já esta entregue. Um timbre certeiro e confortável, como um sofá da casa da vovó.

As vozes de Kerns e Ozella são cada uma a sua maneira poderosamente fofas, como em um desenho que passa na TV. De um jeito que funcionam separadas, juntas, alternantes... Sempre combinam com o som. Parece até meio brega, mas acho que quando tem alguma coisa mexendo com nosso coração a gente fica besta. Pelo menos eu fico. E eu acho que você deve ouvir, porque que graça eu tenho de falar do meu amor pra você quando você pode ter o seu?

Foto retirada do Facebook da banda
A banda tem ao todo dois álbuns, Get Better e Peebles. Tem uma compilação de alguns eps e splits chamada The First Collection. Uma série de eps que vieram depois, e uma demo linda linda linda! Nos splits as outras bandas são: The Ergs!, Frame, Cheap Girls e Kind of Like Spitting. E agora estão pra lançar o terceiro álbum. Do Peebles vou deixar um gostinho aqui e dizer que a primeira frase do cd é essa: "You're good at breaking hearts".

Pra quem liga pra selos: hoje em dia a banda está lançando pela Bridge 9. Mas já chegou a lançar também pela Asian Man Records,  inclusive participou em  2008 da tour "Making Punk Fun Again", junto com The Queers, Andrew Jackson Jihad, Bomb The Music Industry! e Kephi Goulie. Alex também tem seu selo, o Art Of the Underground, que costuma lançar principalmente 7" da serie, Art Of the Underground Single. Eu acho bem legal dar uma olhada pra pegar umas bandas novas. Essa série que está em seu vol.59, já lançou, além de Lemuria, Cheeky, The Measure (SA), Delay, Ghost Mice, The Steinways...

E dentre outros projetos, Sheena costumava tocar numa dupla acústica que chama Team Chocolate. Só lançou um 7" com cinco sons, e se alguém quiser me da um toque que eu ripo pra baixar. O ep é uma lindezinha, e o encarte é um scrapbook fofo demais!

Essa é a Sheena com um dog.

Aliás, o split com o Kind of Like Spitting é bom demais, e se chama You’re Living Room’s All Over Me. Uns tempos atrás passei um medo de meu cd ter sumido. Mas com certeza alguma bruxinha me ajudou a achar! Mas voltando, o split tem os primeiros sete sons do Lemuria, e os cinco restantes do KOLS. Todos que gosto bastante, principalmente a versão do Kind of Like Spitting pra “You I Seek” do Thermals, de quando o Ben Barnett era da banda. E do lado Lemurianense uma das que eu mais ouvi com certeza foi “Bristles and Whiskers” que lembra, assim como outros sons da banda, um jeito de escrever do Blake (Jawbreaker, Jets to Brazil...). No que diz respeito a dar uma historinha como tema da letra. Nesse caso, se aproveitando da historia de um casal:

He hides his dirty movies, he kisses his wife 
She has a suspiscion of his filthy desire
They don't make love they fuck
And he assumes it's enough  
They both pretend to come with a common image 
Of another man filling them with love


Uma imagem que fica. Uma historinha que eu vou montando na minha cabecinha e o desenrolar que se segue. E dai, começar a pensar nos desencadeamentos e nisso dentro do mundo. Eu vou desse jeito as vezes, e você? Sem contar que o tal split tem ainda uma homenagem  do nome ao disco You're Living All Over Me, do Dinossaur Jr.


Outro split que eu gosto bastante é o com o Frame. Até porque foi assim que eu conheci o Frame e uma música deles que não me sai da cabeça desde a primeira vez que eu escutei: Dully Noted. E o lado do Lemuria que só deixa ainda melhor a situação: que tem a segunda Bookworm, e começa com "It’s not a lie, it’s a secret". Que termina cantando assim:

I think I've been kissing
All those things I've been missing
I think I've been missing
Everything moving slow

Pode ser que nunca se sentiu assim, mas eu já! E ouvir isso. E poder cantar junto, mesmo que do meu quarto ou no meio da rua, já é o suficiente pra me encher daquilo que eu preciso. E só pra falar de umas demos preferidas que eu tenho. As vezes acho que é a melhor... um cd-r de 2004 com um charme incrível. De ser conquistado. Sobre encontro, sobre inesperadas situações, sobre se aproximar e deixar partir. Talvez seja aquele combustível que nem todo petróleo do mundo pode ser transformado.

Essas musicas me pegaram mesmo. É isso. É o que acho que deve ser dito. Não chega nem a ser admitir, porque não tem como negar. Desde o primeiro segundinho. Faz um sentido ouvir "Hey, I’m over here"“I get nervous with you. My hands forget how to tie shoes.” E seguir com "An Attempt To Think About You" e fazer a mesma coisa. A letra inteira é como um belisco e o final é uma daquelas coisas que eu quero ouvir cada vez mais alto, e cada vez mais alto, termina assim como acabo por aqui:

Now i'm reaching for anyone
Because I miss being in love




Escrevendo e Ouvindo:
Lemonheads – Live at Astoria 1996 
Tiger Trap – Sour Grass 
Against Me! – Acoustic EP
Jawbreaker – Unfun
Superchunk – Here’s to Shutting Up
The Thermals – A Pillar of salt
The Ergs! – dorkrockcorkrod

Links:

=)

Nenhum comentário: