quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Beyond The Screams: A U.S. Latino Hardcore Punk Documentary

Confesso que não conhecia esse documentário. Ele foi produzido pelo Martin Sorrondeguy (Los Crudos/Limp Wrist) em 1999 e fala sobre a cena punk latina/chicana. Infelizmente não encontrei o documentário legendado (algumas entrevistas são em inglês, outras em espanhol). Mas mesmo que voce não saiba inglês, vale a pena assistir. Registros punks são ótimos pra entendermos um pouco de como as coisas aconteceram em determinadas épocas e lugares, de algo que fazemos parte.



Segue abaixo uma entrevista feita com o Martin, em 2003, por Jason Schreurs, sobre o documentário e a cena punk latina. A tradução foi feita pelo "salvador da pátria" Google Tradutor, eu só tentei dar sentido. Por isso a tradução ficou bem livre e desgovernada. Para ler a entrevista original, entre AQUI.

Como é a ligação da cena punk e a cena do ativismo?
O punk, desde o início, sempre teve uma visão extrema do mundo e das coisas. Um descontentamento, com os punks lutando contra ou tentando mudar. Ativismo e punk sempre foram ligados e é impossível ter uma sem a outra. Algumas pessoas de fora da cultura podem não ver uma ligação, mas de dentro é muito claro.

Porque você acha que a Cena Punk Latina está centrada nas mensagens políticas?
O que ocorre com os Punks Latinos é o que também ocorre nas comunidades de onde vêm. Então, se eles vivem em países corruptos ou comunidades onde a pobreza, drogas, gangues, etc, são parte do dia-dia, isto contribui para a sua luta, para a mudança. Punks podem ser vistos como fora da perspectiva de um voyeur, mas mesmo estes punks podem ir para casa com suas famílias e lidar com a vida como ela afeta a todos. Também muitos punks latinos que vivem nos Estados Unidos ainda têm laços com a família e amigos na América Latina e os laços são fortes. Por isso, quando as coisas ficam desesperadas ou intensas na América Latina, é uma preocupação para muitos que vivem aqui também.

Como tem sido a resposta ao seu filme?
A resposta para o meu filme em sua maior parte tem sido positiva. Eu tenho ouvido algumas críticas negativas sobre ele. Muitos Punks queixaram-se que era muito curto, de modo que não é uma crítica muito ruim. Estou certo de que há aqueles que podem achar interessante e outros que simplesmente não vêem o ponto em filmes como esse.

Qual era o propósito do filme?
O objetivo era documentar que realmente éramos parte disso. Eu sabia que eu não queria esperar até que alguém achasse que valia a pena escrever sobre. Por isso, tomei eu mesmo a iniciativa deste projeto. Foi a minha tese de escola e foi um grande projeto, mas que precisava ser feito. Eu também senti que precisávamos deixar algo para trás, para outros punks verem no futuro e também para pessoas que nunca entraram em contato com esta cena. Eu queria que as pessoas entendessem que não há razão para nós fazermos o que fazemos, por isso o filme foi feito.

Qual é a sensação de saber que pessoas ainda estão vendo este filme três anos após o lançamento?
Estou realmente muito surpreso. Eu já pensei que o melhor era arquivar, em várias ocasiões, mas acontece que quando eu acho que passou muito tempo, ele aparece novamente.

Eu sei que a cena punk foi muito importante em meados dos anos 90. Qual é o estado atual dessa cena? São as mesmas bandas ainda? Há novas tomando o seu lugar? É a cena ainda mais forte como o vídeo mostrou?
A cena ainda é muito forte e ela nunca desaparece. É bastante forte em cidades específicas nos Estados Unidos, como Chicago e Los Angeles, Texas, o Sudoeste, e, naturalmente, na América Latina. Quanto às bandas de antes, muitas acabaram, mas o punk tem uma vida própria e estou feliz que existem novas bandas que estão ao redor e trazendo algo de novo para o mundo.

Você ainda está cantando no Limp Wrist? Você está tocando em outras bandas?Sim, eu ainda estou no Limp Wrist. Eu tocava bateria em uma banda de LosAngeles chamado Tragatelo, mas em breve vou começar outro projeto. Ele é algo que eu preciso fazer. Música e punk sempre foram uma parte de mim e ele mistura bem com outras coisas que eu faço, como a minha arte, etc

Quanto tempo você está envolvido com a cena punk? O que você tem dela? Quanto tempo você tem sido politicamente ativo?
Quanto ao punk, tenho estado envolvido há mais de 18 anos. Eu conheci através de alguns primos mais velhos, em Nova York e fiquei fascinada por ela eEu sabia que algum dia eu iria entrar nela. Quanto a ser político, vai mais além. Ele vem de casa, da minha mãe que sempre educou meus irmãos e irmãs no que está acontecendo no mundo, assim as raízes remontam.

Um comentário:

boredcarla disse...

que massaroca, não conhecia!