quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Links da Semana #11

Whatever Happened to Baby Jane - Foto retirada da fan page da banda

No ano passado eu não pensaria que o Links da Semana fosse vingar como vingou. Eu gosto de escrever, vocês gostam de ler, então nada mais natural do que continuar com ele por aqui. Eu até tinha uma ideia de migrar este formato de post e remodelá-lo, transformando-o em uma Newsletter. Maaaaas, por hora isso continua apenas no campo das ideias. Achei muito feliz as coincidências temporais que permitiram que esta edição se dedicasse a bandas e projetos brasileiros. E o Cabeça Tédio e estes projetos (o 2º, 3º e 4º do post) tem uma coisa em comum: o objetivo de enaltecer e divulgar a música feita por mulheres. Torcemos para cada vez mais vermos iniciativas assim. Bora lá!



Whatever Happened to Baby Jane!
Do Espírito Santo sempre saiu banda boa de estilos diferentes. Ajudanti di Papai Noel e Jäzzus são os duas bandas que não existem mais, mas que gosto bastante. Não conheço tantas bandas de lá com mulheres na formação, por isso, quando assisti o vídeo publicado no Ensaio Aberto da Whatever Happened to Baby Jane, fiquei super animada! Power trio formado por mulheres que faz aquele punk rock gritado e pogante. Assista aqui!

PWR Recs
A gravadora PWR Records é de Recife e se dedica à música alternativa feita por mulheres! Além de lançar os sons da Papisa, elas organizam diversos eventos e uma lista colaborativa de bandas brasileiras. Este também é o nosso role e nada mais natural do que todas ficarmos de olho na PWR! Confira a fan page delas aqui.

We Are Not With The Band
Outro projeto voltado para as mulheres da música independente: o We Are Not With The Band apresenta fotos e entrevistas com bandas contemporâneas. Já passaram por lá a Letícia Lopes (Efusiva, Motim, Trash no Star), Alimne e Priscila da banda Readymates e muito mais! Confira.

Coletânea Queens of Noite
A coletânea é uma seleção virtual de bandas brasileiras feita em parceria. Assinam o projeto o blog Bull in the Heather e os selos Efusiva e PWR. São dois volumes cheio de música independente com sons muito diferentes entre si. 2017 já começando muito bem, vale a audição de toda a coletânea! Confira.


Räivä
Alagoas não está para brincadeira! É de lá as muito boas Oldscratch e a Räivä, que lançou em janeiro sua primeira demo. O som é um punk/hardcore com pegadinhas crust. Sem dúvida, destaco a música 'Desrespeito' que começa assim: "De 2012 pra cá vem crescendo o número de denúncias de violência contra mulher no meio libertário. Muitos tentam omitir ou esconder esse fato para não expor as organizações." É muito bom ver bandas refletindo o presente e falando sobre a existência dos relatos de violência contra a mulher no role punk.




Sara Não Tem Nome e a Páscoa de Noel
É de 2016, mas vou divulgar em janeiro sim! Sara Não Tem Nome é uma banda de Belo Horizonte. O combo de letras tristes feat reflexivas em português e as músicas fizeram com que a banda ocupasse um lugar muito especial no meu coração. O clipe 'Páscoa de Noel' apresenta o Fofão e é o primeiro lançamento da Grão Pixel. Se você ainda não ouviu 'Ômega III', o primeiro álbum da SNTN, por favor faça isso!



Yes We Cat
A ong Think Olga lançou a série Yes We Cat, no qual entrevista diversas mulheres que realizam trabalhos interessantes e que podem inspirar outras mulheres. O primeiro episódio contou com a participação das vlogueiras Jout Jout e Jessica Tauane (Canal das Bee). O segundo, com a blogueira plus size Ju Romano e a blogueira Nátaly Neri. Todos os gatinhos que aparecem nos vídeos estão para adoção!


Middle Children
É uma banda nova de Bloomington (Indiana), de Patrick Jennings (Hot New Mexicans, Purple 7) e Ginger Alford. Não sei definir musicalmente o estilo deles, que traz várias referências. Mas vou te falar, os pianos e as guitarras são boas demais! Conheci a banda por conta da antiga banda da Ginger, a Good Luck, que essa sim é popzão punk monstro maravilhoso. Ouça a primeira música de Middle Children, "True".





Try the Pie lança clipe de 'Thomas'
Try the Pie é a atual banda de Bean Kaloni Tupou, que tocava na Sourpatch e Crabapple é envolvida na cena faça você mesma de San Jose, na Califórnia. Atualmente, ela divulga o lindo álbum Domestication e 'Thomas' é o mais novo clipe da banda. É leve, é bonito e vale a pena ouvir. Aqui você pode ler uma entrevista que o Nandolfo fez com ela.





“Estrelas Além do Tempo” é líder nas bilheterias dos EUA pela segunda semana
Você ainda não conhece este lançamento? Ele conta a história real de Katherine G. Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, três cientistas da Nasa que tiveram papel crucial na missão que fez de John Glenn o primeiro astronauta americano a entrar em órbita da Terra, em 1962. Além das protagonistas Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe, o time feminino do filme também inclui Allison Schroeder, que assina o roteiro em parceria com o diretor Theodore Melfi. É aquele mantra: representatividade importa, mulheres negras, importam. Para quem se interessa pela temática de Mulher no Cinema acompanhe o Mulher no Cinema (risos!) e prestigie a cultura feita por mulheres!




Cartumante
Gosto muito de incluir aqui o trabalho de alguma artista visual, ilustradora ou quadrinista. E a que chamou a minha atenção recentemente foi a Cartumante, que deixa essa dica/meta para levarmos sempre conosco. Curta a fan page dela e apoie o trabalho das mulheres artistas!



2 comentários:

magdiel araujo disse...

Caaaralho, tanta coisa!
Algumas coisas que já sacava. as que não, adorei conhecer!

Maura C. Parvatis disse...

Adoro os links que você traz! Sempre me atualizo <3

Eu nunca vou no cinema (acho uma facada, rs), mas já separei um $$ para ir ver Estrelas além do tempo logo porque estou animada com esse filme!

Bjs!