segunda-feira, 7 de setembro de 2015

"Hearts Not Parts", clipe de Haiku Salut, mostra mulher se vingando de assediador



Trigger Warning / Acionadores: assédio sexual, estudantes, cultura do estupro, perseguição, contexto que remete a estupro 
.
.
.
.
.
.
.

O aviso de acionadores acima é para contextualizar o assunto do post, que pode remeter à vivências violentas e despertar traumas. O clipe mostra a vingança de uma estudante que era assediada sexualmente por um homem. Não há nudez. Só continue a leitura se você se sentir confortável.
.
.
.
.
.
.

Eu não conhecia o trio Haiku Salut até assistir o clipe de "Hearts Not Parts", que mostra a vingança de uma estudante que era assediada por um homem. O vídeo faz uma crítica aos meios de comunicação que maciçamente criam dois estereótipos para mulheres e que são muito usados: o de vítima e de que as mulheres precisam ser salvas.

Na vida, na cultura popular não é seguro ser mulher. É sempre uma experiência de risco e que pode ser menos violenta a depender dos privilégios sociais que você goza. O clipe critica esse imaginário e mostra o outro lado da moeda: quando uma mulher consegue se vingar do homem que a assedia. Para mim, foi uma experiência empoderadora, apesar de ter ficado assustada com a violência que a garota poderia sofrer, mas o clipe foca apenas na vingança dela.

Musicalmente falando, elas, que são de Derbyshire Dales (Reino Unido), se definem como "Baroque-pop-folktronic-neo-classical-something-or-other". Para mim é um som instrumental e experimental e que funciona muito bem com os clipes. Por isso a parte audiovisual delas é bem produzida e complementar às músicas. Sem mais delongas, confira o clipe se você se sentir confortável:




Nenhum comentário: