segunda-feira, 17 de agosto de 2015

resenha: Girlpool - "Before the World was Big" (2015)

Capa: Jaxon Demme

Há algo sobre músicas que começam com guitarra e baixo dedilhados e aquela distorção mezzo lo-fi mezzo barulho que sempre me fazem sentir melhor. E é assim que começa "Ideal World", música que abre o álbum "Before The World Was Big", primeiro full lenght da duo Girlpool (de Los Angeles e hoje Philadelphia, EUA), que saiu este ano pelo selo Wichita Recs.

As vozes de Harmony Tividad e Cleo Tucker, que sempre alternam baixo e guitarra, se intercalam com as notas secas, enquanto as letras sobre existir e suas experiências são carregadas de sentimento. E como é bom ouvir isso!

Girlpool é o tipo de som que remete a duas amigas num quarto, compartilhando experiências e uma se apoiando na outra, para não caírem na espiral do mundo. As músicas têm muita honestidade, por isso, acho que para canções assim existirem, é fundamental a amizade entre as duas.

As músicas, como "Emily", "Ideal World", "Pretty" e "Cherry Picking", são viscerais e falam especialmente àquelas pessoas que se sentem por fora das maneiras convencionais de existir. Que se sentem por fora dos esquemas de sucesso, de poder, das listas de regras que temos que seguir. E por estarem em contato com sua própria estranheza, ao se distanciarem do convencional, se sentem vulneráveis.

"Before the World was Big" foi a primeira música delas que ouvi e foi a suficiente para me conquistar. Você vai entender exatamente o que estou dizendo quando ouvir aqueles riffs junto com a voz delas.

Há algo sobre as duas, que nem 20 anos têm, cantando de olhos fechados e mostrando as criações delas pro mundo que me agrada muito. Elas são um sopro de sinceridade num mundo feito de aparências e conexões interesseiras.

Dê o play quando tiver com tempo e confortável para ouvir, você não vai se arrepender. E recomendo também gastar um tempo vendo os vídeos delas.



Nenhum comentário: