domingo, 29 de dezembro de 2013

Resoluções de fim de ano e obrigada [2]

Tá na hora do blábláblá





No calendário, 2013 está quase ficando para trás. Esse é o segundo ano que fazemos um post de resoluções do Cabeça Tédio, e acho que isso serve principalmente pra quem está envolvidx fazendo o blog. Rever o que fizemos, o que gostaríamos de ter feito, etc e tal.

Em 2012, também fizemos um post de resoluções, e nele falávamos dos planos do próximo ano, este que está quase acabando. Disse que queria um novo header pro blog. Até tínhamos uma colega super talentosa para fazer, mas não me movimentei muito em relação a isso e ficamos com o header purpurinado mesmo.

Esse ano conseguimos tirar várias ideias da gaveta, como ter uma certa frequência nos posts das Mixtapes. A TV Tédio não foi muito ativa, mas também não era algo urgente.

Até agora nós publicamos 99 posts esse ano. Pra mim é bastante. Porque um post não envolve apenas a atualização. Envolve tratamento de imagens, que devem ser escolhidas, ter ideia do texto e escreve-lo, esperar todxs poderem escrever, revisar, tentar sair do lugar comum. Não que tenhamos feito isso em todos os posts, mas acho que em alguns, sim.

Esse ano nós continuamos com a Coluna do Mama, escrita pelo Marcelo, que além de tocar no Doppelgangers e no E a Terra Nunca me Pareceu Tão Distante e fazer muitas outras coisas, escreveu posts que eu li animadíssima, e que me deixaram bem satisfeita por poder publica-las.

Como dizem por aí, "o bom filho à casa torna", e esse ano um outro amigo meu - afinal de contas, quem tem carne pra gastar se envolvendo em projetos com gente que não é amigx? - voltou com sua coluna no blog. Estou falando do Fernado Nandolfo, que nos idos de antigamente dividia os posts comigo. Ele ficou um tempo off, e esse ano retornou com a Coluna do Nandolfo, e entrevistou o Eekum Seekum, falou sobre música, teatro e as intermitências de se sentir e não sentir parte do punk.

Acho que a melhor coisa de se fazer coisas com amigos é a troca de ideias a respeito, e as outras coisas que conhecemos no processo. Por isso, eu gostaria de agradecer o Mama e o Nandolfo por estarem por perto. Ah, e obrigada a quem ajudou a fazer mixtapes, a quem colaborou com arte para elas, a quem escreveu guest post e claro, a quem lê o blog e aproveita alguma coisa daqui.

Ah, ainda, tivemos a contribuição da Anna Grrrl, com o Dia da Anna Grrrl, com seus desenhos simples e objetivos e que são a sensação do tumblr.

As boas coisas

Uma das coisas que mais gostei,foi ter falado mais sobre Pop Punk aqui no blog. Se antes eu queria guardar as minhas bandas só pra mim, como boa possessiva e viciada em certos tipos de música, esse ano consegui falar sobre isso chamando o Nandolfo e o Mama, e aí nasceu o 9 motivos para ouvir Pop Punk e a Mixtape Pop Punk, que acho que foi a mixtape que o povo mais gostou, pelo menos, foi a que mais comentaram comigo.

Claro que os posts sobre Sleater Kinney enxeram meus olhos. Como foi bom poder desembuchar todas as opiniões e viagens sobre elas, algumas vezes escrevendo com o  Mama, e outras sozinha. E ficar muito tempo procurando fotos velhas e improváveis e tendo outras ideias para posts que ainda não saíram do papel.

Ainda, o Mama trouxe muitas coisas legais pro blog. Tanto coisas inerentes a escrita dele e ao jeito dele, quanto as bandas que ele resolveu falar e as traduções que ele resolveu fazer. Um post que guardo com carinho é a resenha do primeiro show de volta do Polara, que além de falar sobre o som, ele falou sobre sexismo no punk e também no emo. Algo que eu considerava urgente e ele soube retratar de um jeito bem massa.

Esse ano falamos pouco sobre zines, mas adorei ter escrito o post sobre a editora Mend My Press Dress. Foi com tanta, ou mais, empolgação que eu traduzi o texto que fala da visita de Sophie Rae à New York University, local que guarda a Riot Grrrl Colection. No texto, ela fala principalmente sobre o zine I (heart) Amy Carter, zine dos anos 1990, feito pela Tammy Rae Carland. Acho que a única resenha de zine que postamos esse ano foi a do Pauta Lixo, zine do Nandolfo.

Outra coisa que me deixou satisfeita foi ter conseguido traduzir algumas coisas que queria já traduzir para o blog, como o Manifesto Riot Grrrl, e a carta aberta que fala sobre o abuso sexual que Beth sofreu, cometido pelo vocalista do Casualties, esse traduzido em parceira com várias garotas dahora.

Rolaram alguns guest posts esse ano que foram bacanas, como o do Ígor Patrocínio, sobre o Dia da Consciência Negra. E posts com álbuns que acho bacanas e que talvez não sejam tão fáceis de encontrar por aí, como a VA - Move To Villa Villakula.

Outra postagem que achei bacana, e que pode rolar mais vezes, foi a 5 bandas para ouvir, pogar e dançar já, que traz três bandas brasileiras de garotas e duas bandas que tem brasileiras mas que tocam na gringa.

E como esquecer dos vários posts sobre arte feminista que fizemos esse ano? Um assunto riquíssimo, quem estou aprendendo aos poucos, e que busquei abordar suas intermitências aqui no blog. O assunto rendeu tanto que aproveitei e fiz uma trabalho para a faculdade sobre mulheres artistas, e inclusive postei o resultado do trabalho aqui.

No primeiro semestre desenvolvi o programa Rockn'Roll Radio, como um trabalho da faculdade. O resultado foram 10 programas de uma hora cada, que deram um belo trabalho para serem feitos. Valeu cada minuto, e além de ter aprendido muito, pude aproveitar para falar sobre o que falo no Cabeça Tédio em outra mídia. Para quem quiser conferir, os podcasts são disponibilizados no blog do programa.

Posso estar esquecendo outros posts e outros projetos, mas acho que por hora, para terminar este ano, isso basta. Obrigada a quem tá sempre aqui por perto, e um bom 2014.

Nenhum comentário: