Designer e zineira Midge Blitz passou um ano criando diferentes ilustrações sobre feminismo
Comprometer-se ao exercício de criar todos os dias, durante um ano, uma imagem que falasse sobre feminismo. Foi nessa empreitada que
Midge Blitz, crafter, zineira e designer, se envolveu. O projeto
365 Ways of Feminism, em tradução livre,
365 Formas de Feminismo, foi postado no tumblr da artista, e terminou ontem, dia 3.
Há um ano Midge começou a postar, e sua motivação era desenhar/pintar/fazer colagens de diferentes símbolos do feminismo - e incluído nele está o Riot Grrrl, considerado por algumas parte da 3a onda feminista - usando diferentes meios e métodos. Caneta, fotografia, glitter, rímel, esmalte, plástico bolha e até mesmo espinafre se tornaram matéria prima para a artista, que criou diversos olhares sobre o espelho de vênus e triângulo negro, ícones do feminismo.
|
Por Midge Blitz |
|
Por Midge Blitz |
Em seu
primeiro post, a artista contou que uma de suas principais motivações ao criar o
365 Formas de Feminismo era mostrar como o movimento feminista é multifacetado, porém, utilizando a arte para fazer isto. Um olhar sem preconceitos e com alguma leitura sobre o feminismo pode perceber isso - afinal, não existe apenas
um movimento feminismo ou apenas
uma mulher, esses são diversos e vão atender à demandas diferentes. Com seu trabalho, Midge conseguiu expressar isso.
Parte da sua ética vem do Faça Você Mesma (Do It Yourself), e a norte-americana utilizou em vários momentos suas próprias ferramentas para criar as imagens. Que zineira que passou horas de sua vida escrevendo, fazendo colagens, recortando, colando e xerocando não se identifica com a sensibilidade - e criatividade - de Midge ao juntar as ferramentas básicas para fazer zines e recriar o espelho de vênus?
|
Por Midge Blitz (a zineira aqui passa mal)
|
|
É, é delineador - Por Midge Blitz
|
|
E ela ainda costura! Por Midge Blitz |
Além de saber utilizar o photoshop, saber costurar, recortar e criar - como se fosse algo tão simples e fácil - enfim, além da técnica e da criatividade, o 365 Formas de Feminismo de Midge mostra comprometimento, afinal, a zineira não deixou de criar diariamente. Com chuva, sol, cólicas, festas, alegrias ou tristezas, teve post todos os dias. Além disso, o perfeccionismo e detalhismo imensos, revelam com facilidade que ela é, como a própria fala, uma "virginiana típica". Yay virginianas (e as que tem ascendentes e luas) que sabem utilizar bem suas características!
|
Alto falante feminista? Tem também - Por Midge Blitz |
Se Midge se lembrou das feministas veganas ou das veganas feministas? Sim senhora. Se não estou enganada, o vegetal escolhido para o trabalho abaixo é espinafre (estou
errada?). Além de criativo é nutritivo, como todo bom feminismo deve (pode?) ser.
|
Por Midge Blitz |
Riot Grrrl
Um dos temas constantes nas ilustrações/colagens de Midge foi o Riot Grrrl, de inspirações à homenagens, usando letras de música e toda a estética punk feminista. Selecionei - fica calma, o post já está acabando - três trabalhos que fazem referência direta ao Riot Grrrl.
Começando com a mais que manjada, hino, clássico, à música "Rebel Girl", do Bikini Kill, Midge muda a rainha de lugar. Se na letra do quarteto de Olímpia a rainha era a do bairro, a de Midge é a do mundo. E ela vem com pelos nas pernas e tudo, pois por aqui não se pratica policiamento do corpo alheio.
Outra referência ao movimento foi a releitura da "varinha feminista com a estrelinha" - talvez haja um nome mais apropriado e bonito para ela, mas já não lembro. Se você não se lembra dessa imagem,
veja aqui. No
post, Midge ainda cita um trecho de "
Star Fish", outra música do Bikini Kill.
|
Por Midge Bllitz |
Em seu blog, Midge disse que estava com muito orgulho de si mesma além de realizada, por ter se esforçado e se motivado a ponto de completar um ano todinho do projeto. Se ela se estressou durante o percurso? Certamente, mas segundo ela, valeu muito a pena. Sem dúvidas, né?
Só eu que fico com essa vontade de ser Midge Blitz? Não de um jeito Malkovich insano e cinematográfico, mas para "ser" no sentido de se inspirar nela, em sua criatividade e dedicação ao projeto. Não tem como negar, sempre que encontro uma garota ou umx gartox com um projeto inspirador, inteligente me encanto e fico querendo um pouco do que a pessoa tem como motivação. Quero ser Midge Blitz, e você?
|
Por Midge Bllitz |
2 comentários:
Oie!
Acabei de conhecer o blog e já tô apaixonada. Mas me ajuda: como chama a tal da "varinha feminista com a estrelinha"? Não conhecia o símbolo, e achei muito fofo, mas fiquei sem entender se é uma referência a alguma música ou o quê...
Obrigada e um beijão!
Oi Larissa,
Então o desenho foi feito para alguma arte de ep ou zine riot grrrl, e vira e mexe aparece em pesquisas sobre o assunto. É só uma referência que não sei exatamente de onde veio.
Se eu tivesse visto seu comentário antes teria respondido sem demorar tanto!
Postar um comentário