segunda-feira, 15 de abril de 2013

The Punk Singer: documentário fala publicamente sobre Kathleen Hanna ter contraído doença de Lyme

Filme foi lançado em março de 2013 e é dirigido por Sini Anderson




Foi lançado no início de março, no festival SXSW, o documentário The Punk Singer,dirigido por Sini Anderson, que fala sobre a ícone do punk feminista Kathleen Hanna. O longa aborda a história da vida de Hanna - e consequentemente fala também da história do movimento Riot Grrrl - e de suas bandas mais famosas, Bikini Kill, Julie Ruin e Le Tigre. Ainda, a película abre espaço para falar publicamente da saúde de Kathleen Hanna, mostrando pela primeira vez a relação da cantora com o diagnóstico da doença de Lyme. Atualmente, o filme está sendo exibido em diversos festivais nos Estados Unidos.

Os momentos mais delicados do filme, em que Hanna fala sobre sua saúde, foram filmados pelo marido dela, Adam Horovitz. Kathleen conta que demorou seis anos para ser diagnosticada, o que permitiu a evolução da doença a estágios finais. Foi em função da doença de Lyme que a feminista deixou os palcos para se concentrar em cuidar da saúde. Em entrevista para Badass Digest, ela afirma:

 "Eu não sou a doença de Lyme, essa não sou eu, eu ainda sou uma artista feminista, mas essa é uma parte da minha história também, e eu não vou deixar de falar sobre isso para parecer mais legal. [risadas] Quero dizer, como eu posso parecer ainda mais legal?!". 

Kathleen não esconde como é difícil lidar com o estágio tardio da doença. Em entrevista para Pitchfork, ela diz: "Eu só não queria ter que encarar o fato de que estava realmente doente. Me disseram que eu precisava parar meu corpo. Eu disse ao mundo que ia parar de tocar. Era melhor do que enfrentar a realidade de não ser capaz de fazer o que eu mais amo do que qualquer coisa no mundo".

A premiere do The Punk Singer está online, e rola até a participação da Amanda Palmer



Atualmente Kathleen Hanna passa pelos últimos quatro meses de remissão. E como nós já falamos no Cabeça Tédio, ela está trabalhando no segundo álbum de The Julie Ruin. Além disso, no período em que esteve afastada dos palcos para cuidar da saúde, Hanna cursou Design de Interiores, deu aula por um tempo e percebeu que não era sua atividade preferida. Deu várias palestras e lá sim, viu que era disso que gostava, ainda disso, ela participou do evento sobre Planned Parenthood.

Kathleen e Kathi


E para deixar o clima um pouco menos triste/pesado, confiram esse vídeo em que Kathleen Hanna e Kathi Wilcox tem seu relacionamento testado ao jogarem o jogo da amizade! É aquela brincadeira em que alguém faz a mesma pergunta para as duas, e Kathi tem que responder o que acha que Kathleen responderia, sabe?

Nenhum comentário: