quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ladyfestinha acontece dia 1° de dezembro, em São Paulo

Neste sábado, dia 1° de dezembro, rola em São Paulo a primeira edição do Ladyfestinha. Se você está se perguntando o que seria um "Ladyfestinha" nós temos a resposta. Organizado pelo Coletivo Arruaça Furacão, o Ladyfestinha é um "evento dedicado à baderna FEMINISTA". É uma versão pequena, de um dia de um Ladyfest. Genial, né? Assim fica mais fácil fazer o evento e mais vezes durante o ano. Dá-lhe criatividade feminista.

O Ladyfest é um evento internacional, sem fins lucrativos e que seu principal objetivo é apoiar bandas femininas e feministas, artistas visuais, performers, enfim: dar espaço para a produção (contra) cultural produzida por mulheres e feminista. Ele é uma consequencia da explosão Riot Grrrl dos anos 90, tanto que as organizadoras do evento nos EUA eram mulheres envolvidas com o Riot Grrrl. A primeira edição do evento aconteceu em agosto de 2000 em Olímpia.

Flyer: Luiza Kame
Agora, voltando ao Brasil, e indo precisamente à São Paulo, na 1ª edição do Ladyfestinha (confirme presença!) vai rolar leituras, debates e música. E claro, comida vegana! O evento começa às 13h, dia 1° de dezembro, no Espaço Walden (próximo ao metrô República), em São Paulo. A entrada custa $10 e vai para a manutenção do show.

Vão tocar Samba de Dandara, DJ e Mc Luana Hansen e La Chatte. Samba, hip hop e rock: ou seja, não há desculpa para não ir, tem um pouco de música para cada tipo de ouvido.
Ouça a última gravação do La Chatte!

Samba de Dandara


DJ e MC Luana Hansen


Às 15h rola uma roda de conversa com as meninas responsáveis pela página "O machismo nosso de cada dia", além de rolar também: churrasco vegano, oficina de Produção Cultural com Luiza Kame (Discos e Afins) e exibição do documentário norte americano "From the back of the room" (que estou devendo para mim mesma uma resenha para este blog).

Além disso tudo vai ter exposição de fotos da super, ultra, big, diva, um dos vocais guturais mais fodas que o punk já ouviu (do Abuso Sonoro), Elaine Campos. Além de tudo isso, ela é fotógrafa e vem realizando algumas exposições. Não sei quais fotos foram selecionadas para esta exposição, e se soubesse não spoilerzaria assim, afinal - quando possível - é importante apoiar pessoalmente, indo ao evento e vendo o que rolou. Ainda rola troca de materiais - fanzines, livros e cds (leve o seu!) e instalação de Denise Bertolini (uma das Visionas, lembra?).

Foto: Elaine Campos - Registro de sua 1ª Exposição! | Espaço Impróprio, 27 de março de 2011
Exibição do From the back of the Room, documentário focado nas mulheres da cena punk dos EUA, que não eram, necessariamente, envolvidas com o Riot Grrrl. Não quero comentar muito porque pretendo um dia (logo menos) resenha-lo aqui. Confere o trailer:



PROGRAMAÇÃO


13:00 Churrasco vegano (contribuição de 2$ para o churras)
15:00 Roda de conversa com as meninas do Machismo Nosso de Cada Dia
17:00 Oficina de produção cultural com Luiza Kame (coletivo discos e afins)

18:00 "Vâmo montar uma banda?"
19:00 Exibição do documentário From the Back of the Room
20:00 Shows La Chatte, Samba de Dandara e MC Luana Hansen

- Exposição de fotos de Elaine Campos
- Instalação de Denise Bertolini
- Espaço para troca de materiais (fanzines, cds, livros, etc.)

Aonde fica? Espaço Walden - Praça da República 119 - cruzamento da São Luís com a Ipiranga, em São Paulo, metrô República 

Nenhum comentário: