Vamos começar pelo mais antigo: Maria Sogna Tutte le Notti, zine escrito pela Daniele Salles - antes do Maria ela escrevia o Paraphernalia, que nunca cheguei a ler, mas já ouvi falar bastante - está na sua quarta edição. Acho que tenho todas e as disponibilizo para download no 4shared. Mas vamos lá, essa quarta edição é temática, e fala sobre menstruação. Além de falar sobre como a menstruação se tornou um tabu e como foi apropriada pela indústria farmacêutica, Dani, no zine, lista várias ervas e funções, seja para fazer o sangue descer ou para regular o ciclo.
Ela ainda resenha o zine gringo Menstruator Extraordinaire, e comenta sobre os mitos que enolvem o assunto, como não poder tomar friagem ou lavar a cabeça. Ah, e a capa é demais! Nunca tinha visto aquela imagem antes.. mas não vou contar o que é, quem quiser baixae! O zine é em pdf e tem 16 páginas. Ou seja, você pode imprimir e emprestar ;)
O outro zine que recebi - dessa vez pelo correio - foi o Cinisca. Ele foi escrito pela Rafaela Fontoura e Laiza Ferreira, e vem láááá de Belém. Colagens criativas e fodonas preenchem o zine de ponta a ponta, que teve contribuições – pelo que percebi, só de garotas – tanto de textos como de colagens. Inclusive, as meninas me chamaram e eu contribuí com uma resenha EMOcionada sobre o Ladyfest Brasil 2010. Tem um texto sobre menstruação, a Elaine Campos escreveu sobre a reação das feministas a fala misógina daquele imbecil do CQC. O zine teve seu aspecto gráfico super levado em conta e cuidado, então para de dizer que em 2012 não tem zine, que ninguém mais xeroca, e que é coisa do passado: escreve pra elas e pega um Cinisca, ou vai e faz seu próprio zine.
Para quem está estranhando essa postagem com um monte de texto, sem vídeo e foto e sem falar sobre bandas: há muito tempo atrás, quando esse blog foi criado, ele era apenas uma extensão do zine que eu escrevia, o True Lies. Esse zine morreu, mas eu sempre fui zineira, e mantive o blog falando sobre música e sobre os zines que faço - Histérica - ou leio. Aliás, se você faz zine e quiser mandar o seu (não só pela resenha, mas para fazer troca de material), deixa um comentário ae.
Um comentário:
Oi oi! Sou a Fernanda, de Fortaleza, queria sim um zine seu e mandar um zine meu. Posso esperar aqui? R. Historiador Guarino Alves, 100/303, praia de Iracema, 60060-295 Fortaleza Ceará. Merci.;)
Postar um comentário