sábado, 23 de abril de 2016

Links da Semana #4

Sheer Mag


Uau, rainhas, que semana. Senti o clima nas ruas, nas conversas, nas redes sociais pesado, triste e puxado. Quando não aguentava mais ler (e evitar) sobre o 'impitima', o golpe, os fascistas, o 'bolsonazi', a Veja manda aquela indireta-direta para a presidenta Dilma na matéria com Marcela Temer e explode o 'Bela, Recatada e do Lar'. Vi amigas e mulheres compartilhando diferentes momentos de suas vidas que mostravam que elas eram o que queiram ser. No feriado, o céu ficou mais roxo com a chegada de Prince. A minha torcida é para que a próxima seja mais tranquila. Então, estes são os links desta semana! Ficou faltando algum?

Sheer Mag lança III, seu novo EP 
Nesta semana descobri que Sheer Mag lançou seu terceiro EP. Ainda não consegui ouvir bastante, mas aquelas guitarras e aquele vocal característico continuam os mesmos. Ótimos. No último Links da Semana compartilhei um artigo da Rolling Stone que enumerava as bandas punks contemporâneas e Sheer Mag estava na lista. Se ainda não parou para ouvi-los, faça isso!




Gabo
De vez em quando coloco nos links da semana algo que não é protagonizado ou feito por mulheres. E desta vez foi a vez desta notícia do Diário de Pernambuco, que fala sobre a La Gaboteca, uma biblioteca com as obras do colombiano Gabriel García Márques. Para quem é de ler online.

Referência de bandas punks (1977-89) com mulheres no vocal
Eu achei o texto do cara uma merda. Um sexista babaca e quase não coloquei esse link aqui, mas achei que outras pessoas poderiam curtir e querer ouvir esses sons também. Baixe aqui. Ah, se eu não me engano, esse link é velho. Vocês sabem que as vezes coloco um link retro que vale a pena também.

Um guia básico sobre: Como Cobrar Pelo Seu trabalho – Para Iniciantes
Mais uma vez as Minas Nerds trazendo conteúdo relevante para a nossa vida. Desta vez, a Laura Athayde desenvolveu um guia básico para quem faz ou fará freelance. Confira a matéria.


Por um mundo com mais Gordas de Biquini
A Ju Romano, do blog Entre Topetes e Vinis, fez esse ensaio lindão com a Mari, do Moda Plus Size Brasil! Aprender o amor próprio e a autovalorização é uma jornada e tanto, e não tenho dúvidas de o quanto a Ju e a Mari inspiram e empoderam muitas mulheres por aí. Por mais 'Jus e Maris' no mundo! Confira o ensaio completo.



Documentário Filhos da Ditadura
Nada mais apropriado do que, na semana do debate sobre a ditadura, conhecer um novo documentário sobre o tema. Este foca nos filhos da ditadura, e sinceramente, ainda não tive coragem de assistir. É que esse debate todo me deixou muito incomodada, por isso vou me dar este tempo. Mas o documentário é o Trabalho de Conclusão de Curso de uma turma de Jornalismo (2015), da Universidade Anhembi Morumbi. A realização é de Emanuelle Menezes, Erik Ferrazzi, Julia Cicala, Maiara Farias e Mayara Soares.




Brasileiros à beira de um ataque de nervos
A política do país afeta a nossa vida. Seja de forma mais intensa ou superficial, muitas pessoas estão de alguma forma sofrendo em função destes acontecimentos. Eu escolho o que leio e me dou o direito de não saber de tudo e de não ter uma overdose de informação, porque sei como isso me afeta. E é um pouco sobre isso que esta matéria do El Pais trata. Que não entremos em uma psicose coletiva, leia mais.

10 mulheres do mundo da música que também escrevem
Thaís Campolina escreveu para a Alpaca Press essa super lista de artistas que usam também a literatura para se expressarem. Adriana Calcanhoto, Kim Gordon e Fernanda Takai estão na lista, por exemplo. Eu incluiria também a Amanda Palmer. Leia aqui.


Tatiana Feltrin resenha 'Só Garotos'
Nesta semana, a vlogger literária Tatiana Feltrin resenhou 'Só Garotos', livro de memórias de Patti Smith. Se você (assim como eu) ainda não leu, com certeza este vídeo vai te inspirar! Lembrando que recentemente a Companhia das Letras publicou o novo livro dela, 'Linha M'.




Isadora Zeferino
Ela faz parte da Mandíbula, uma página que tem as tirinhas e ilustrações mais fodas de mulheres. E esta semana ela fez essa tirinha que achei demais. Que não nos falte luz. Confira a fan page dela.


____________________

Hoje o Links da Semana completa um mês! Gostei muito de ter conseguido fazer estes posts e acho que vocês curtiram bem também. Eu tenho a impressão que esta é a última semana que consigo fazer este post com esta periodicidade. É que como ele é factual, eu dependo na maior parte do tempo do meu notebook. Ele é muito, muito velho, é um Amazon PC AMZ-L81 que não lê mais dvds ou funciona o USB. Ele desliga sozinho frequentemente e sinceramente eu não sei como ele ainda funciona, mas o pouco que faz é muitíssimo demorado e precário. E eu to meio de saco cheio. Eu vou continuar tentando escrever no meu horário de almoço, no PC do trampo. Mas se os posts diminuírem a periodicidade vocês já sabem a razão.

2 comentários:

Jéssica Lima disse...

Vlw pela dica da banda Sheer Mag! Muito bom o som. Ah, sem falar do compilation só de bandas com mulheres! :)

boredcarla disse...

Oi Jehssy!
Sheer Mag é realmente muito bom né? Diferente da sonoridade de muitas bandas e cheia de representatividade. Ah, que bom que a compilação valeu a pena! Porque o texto do carinha do blog... ecate rs