quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Os 10 posts mais lidos do ano



Ilustrações: Janis Yaki*
Texto: Carla Duarte

"Pra mim, esse ano acabou e daí..." como já diria o Polara. Por isso, já estamos no ritmo dos tradicionais posts de dezembro! Começando com a lista Os 10 posts mais lidos do ano. Esse é um momento que aproveito também para analisar o que e como foi feito por aqui. E já de cara, lembro que foi o ano que troquei o a arte do header, que já tinha passado da hora.

Este ano contabilizei 67 posts publicados! São 63 posts que escrevi, um do Nandolfo e quatro guest posts (do Luan, do Mamá, da Priscila e da Camila). E sinceramente? Eu estou feliz e orgulhosa pra caralho! Porque me dedicar ao Cabeça Tédio significa me dedicar ao que eu realmente gosto. São nesses momentos que eu lembro com mais força que eu não sou o meu trabalho, o meu diploma, a minha doença e todos os outros pedaços que olho e não me reconheço. Ter feito isso mais de sessenta e tantas vezes é ter mantido os meus pactos comigo mesma, é resistir do meu jeito caótico na vida adulta.

Comparando com 2014, que foi atualizado 17 vezes, nesse ano conseguimos manter uma linda* periodicidade de atualização. Foram 5 mixtapes, 4 entrevistas, 3 guest posts, 1 coluna do Nandolfo, 4 posts de 'lista'. E claro, levantei também números sleater-kinneynianos! Eles indicam 8 posts sobre a banda e três sobre as integrantes. Então tranquilamente 10% deste ano falamos sobre a divina trindade. Vivo feliz com esses números e pra mim o "saldo" desse ano, aqui, foi muito positivo!

*Considerando que esse blog não gera renda e é feito basicamente por uma pessoa, atualizar 67 vezes para mim é 'dobrar a meta'.

E sinceramente, espero que vocês tenham gostado de alguns desses posts. Muito obrigada pela presença, comentários e carinho que percebo em vocês. Suas lindas!

Agora, sobre os 10 posts mais lidos! O post mais lido foi um dos mais longos e que fala sobre um assunto que não é da minha 'expertise', as minas no rap. Acho que nele fui desajeitadamente sincera e achei muito foda como esse tema é urgente atualmente. O post teve apenas o maior número de visitas da história deste diário virtual. Isso só me diz que as minas do rap são o 'real deal'.

Bom, chega de falatório né? Esses foram os posts mais lidos de 2015!



10 - guest post: Witch fala sobre ser grafiteira e feminista
A grafiteira feminista Priscila Lima, aka Witch, compartilhou sua experiência de mulher negra ocupando a cidade.

09 - Didática Zine: Projeto aponta metodologias para debater gênero e sexualidade com estudantes
Documento é ideal para professoras que precisam de novas propostas para a sala de aula.

08 - As empoderadas da dança do ventre
Um pouco estigmatizada, mas muito mais empoderadora, Fran Lelis contou como a dança do ventre mudou sua relação com o mundo.

07 - listamos: 10 bandas Pop Punk com mulheres que você precisa ouvir já!
Cayetana, Chumped, Worriers.. só amor!

06  - Retrospectiva: Melhores de 2014
Senta que lá  vem a lista.

05 - 5 zines disponíveis online que você precisa ler logo
Porque não é só de papel que se vive.

04 - "Punk Rock Não É Só Pro Seu Namorado", de Bulimia, é ilustrada por Jéssica Lisboa
Um dos projetos mais lindos que conheci este ano.

03 - revivere: As bandas ovulares do Riot Grrrl estão voltando!
Segurando este forninho!

02 - 15 músicas lançadas em 2015 que você precisa ouvir
Oshun, Kitten Forever, Worriers.. é pra dançar sim.

01 - 5 mulheres que quebram a ideia de que rap não é lugar de mulher
Din din don, o rap das mina é o som!


Para quem ficou curiosa sobre o passado, esses foram os 10 posts mais lidos de 2014.


---------
*Arte por Janis Yaki - Janis é ilustradora e aceitou a mini chamada de ilustradoras que fiz na página do Facebook. Ela colabora na Ovelha, estuda Artes em Juiz de Fora, trabalha com animação mas a paixão dela é a ilustração para literatura infantil, que é a pesquisa dela. Veja mais trabalhos dela, são incríveis: tumblr e instagram.

Nenhum comentário: