terça-feira, 28 de outubro de 2014

Nossas Tapes e Discas - Split Tape w/ Prank War | Parasol

Coluna do Nandolfo



Fico pensando o quanto nossa família influencia nosso gosto musical e como esse "ouvir em casa" muda a forma como nos envolvemos com tudo isso. Acredito que tenha uma relação muito forte com a estima que criamos com o meio, com o sentir-se confortável em ser parte, com a naturalidade em fazer e se envolver. Mas todas as vivências são construídas, e são ricas e fortes justamente por isso. Minha relação com o punk foi como tinha que ser, foi erguida pelas minhas vontades, receios, desconfianças, mas ainda assim por um amor muito grande pela forma como as coisas ali funcionavam.

Pensando nisso, resolvi fazer uma pequena coleção de discos pra minha filha, que hoje tem 01 aninho,  pra servir de referência e inspiração pra sua própria coleção. E claro, punk é uma identificação minha,  a ideia não é fazer disso um "projeto baby punk". É passar algo que gosto, que é o se envolver com a música, com tudo de bom que traz esse envolvimento quando é de coração e apaixonado.

A ideia é resenhar as tapes, discas e cds à medida que forem chegando, mas sei o quanto pode ser difícil criar essa periodicidade. Vou reunir apenas bandas com mulheres/feministas/queers. Bandas de "caras", mainstream, de mal gosto vão ser jogadas a todo instante na frente dela, então nem darei o trabalho de juntar coisas assim.

Essa primeira resenha é de uma tape que veio numa troca, num pacote muito especial. É a split Prank War / Parasol, duas bandas que inspiram muito, que possuem músicas grudentas, que.. Ah, é poppunk, né!
Prank War é de Olympia, faz um poppunk mais tradicional, com riffs abafados e dedilhados, melodias marcantes e um vocal super doce, mas ainda assim com aquela energia boa. Acho que a banda não existe mais, se alguém tiver mais informações nos avise.
Parasol é de Boston (apesar de hoje a maioria não morar em Boston). A Carla falou delas aqui e tem uma música aqui, na Mixtape #8: Pop Punk. Elas estão na minha lista de melhor banda, sempre. E estão gravando músicas novas!! A split foi lançada em 2013, pela Trashy Tapes.





Lado Parasol

Integrantes na gravação:
Lily - Vocal e guitarra
Vick - Baixo
Jake - Bateria 

Gravado na primavera de 2012, duas músicas preenchem o lado da Parasol, duas músicas carregadas de distorção, nas alturas. Eu consigo ouvir coisas do último material delas nessa tape, até porque não há um espaço de tempo muito grande entre as gravações. Acho a música "No Right" perfeita, uma letra ótima, que foge da ideia de letra punk, mas que não foge das nossas vidas.   

Foto de Ali Donohue 


Letra e música (tradução livre)

Nenhum direito (No right)

Não é o que você diz 
É como você tem dito isso para mim 
Eu passei anos da minha vida desejando bem em nada 

E você acha que é seu direito? 
Que eu estou me comportando mal 
Estou desgastada (machucada) 
De todas as palavras que você diz 

Você não tem nenhum direito 

Tenho leitos (de cicatrizes) 
Subindo meus braços 
Você tem uma boca que cospe 
Nada além de malícia e charme 
Você acha que é seu direito 
Que você não é desta forma 
Estou desgastada (machucada)
De todas as palavras que matam 

Você não tem nenhum direito


Logo abaixo da letra há uma explicação, não consegui traduzir de um jeito legal, então resolvi não postar. Mas fala que a letra é um diálogo de conformidade, sobre estar em um relacionamento manipulador e abusivo e da necessidade de ouvirmos uns aos outros, acima de tudo.

Esse é um assunto bem forte, muita gente não se dá conta do tipo de relacionamento em que está afogadx. Um relacionamento onde não há espaço pra individualidade, onde você se priva de ser quem é, deve ser revisto e encarado de outra forma. Perceber que está em um relacionamento abusivo e manipulador não é fácil, acho mesmo que está muito relacionado ao tipo de experiência que desejamos (ou aprendemos a desejar) ter com a outra. 



Lado Prank War

Integrantes na gravação:
Erica - Guitarra e voz
Maria - bateria
Michael - Baixo e voz
Tanner - Guitarra 

Duas músicas também no lado da Prank War. Pra quem gosta de Poppunk pra dançar, essa gravação é perfeita. Eu escolhi a primeira música, F.U, porque ela tem a introdução mais fera e grudativa de todas e uma letra que me faz pensar o quanto é bom ouvir punk falar de relacionamentos, de amor, porque há política e acidez envolvidas, há uma inversão (ou um rompimento) na estrutura que muito me agrada.  

         Foto retirada do blog Bitpart

Letra e música (tradução livre)

F.U (Foda-se)

Talvez eu estava sendo legal quando eu disse,
Foi um prazer conhecê-lo
Talvez eu estava sendo legal quando eu disse, 
Eu costumava sempre te amar
Por favor, pare de invadir meus sonhos,
Por favor, pare de viver com meus amigos,
Por favor, pare de se pendurar na minha cidade
Porque você me fodeu

Eu não posso perder meu tempo enquanto você nega
Todos os seus vícios
Eu não irei pra fora, ouvir você se justificar
Todas as suas decisões
Talvez eu estava sendo legal quando eu disse,
Foi um prazer conhecê-lo
Talvez eu estava sendo legal quando eu disse, 
Eu costumava sempre te amar


Então, gente, se quiserem ouvir as músicas da gravação na internet é só escutar pela bandcamp das bandas. No da Parasol tem as duas músicas com o mesmo audio, já no da Prank War você as encontra numa gravação mais recente, mas elas estão lá. A próxima resenha será da demo de uma banda de Providence, que conta com uma das "front-minas" mais encantadoras e fortes da atualidade.

Nenhum comentário: