segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Para ouvir: Eekum Seekum

Coluna do Nandolfo


Consegue imaginar uma banda que faça uma mistura de crust com pop? Não? Então ouça esta. Banda queer de Halifax, cidade da Nova Escócia (Canadá), Eekum Seekum segue exatamente esta linha, música crua e dura como o crust sabe bem fazer, mas com um toque de pop e dance sem sintetizador e com muita distorção. Ainda não consegue imaginar, né? Então ouça as músicas Take Care/Watch Out e A. Smith no bandcamp da banda, elas identificam perfeitamente essa mistura.  

Foto retirada do tumblr da banda

Eekum Seekum tem um material lançado em k7, chamado "Glitter Bomb" (2012) e pelo que li no tumblr da banda, músicas novas estão sendo gravadas. 

Glitter Bomb Cassete (2012)

Há esse vídeo de uma apresentação delxs no festival Harbour Water Fest, em 2012. É curto, mas dá pra ter uma noção da banda ao vivo.


Por falar em festival, a cena punk de Halifax merece um post a parte, porque parece ser bem boa, com um envolvimento bacana em alguns questões que considero importante. Um site que reúne muita coisa sobre o punk nessa cidade é o DIY Halifax!, que traz um apanhado sobre bandas, shows, festivais (procure sobre o Harbour Water Fest que citei ali em cima) e downloads de discos. Recomendo perder um pouco de tempo nesse site, porque algumas bandas dali valem muito a pena. 

E pra fechar, segue abaixo uma pequena entrevista com a banda que fiz por e-mail. Pura simpatia.

1. Quem é a banda, e como vocês se vêem no punk? Eu li no Life Fail zine que a banda começou a tocar no outono de 2011. Como isso começou? E o que significa o nome da banda? 

Eekum Seekum é Emily, Mary, Megan & Ryley. Estamos todxs ativxs em diferentes capacidades com a cena queer e a cena punk em Halifax. Nós começamos a escrever canções juntxs em 2011, mas levou algum tempo para realmente começarmos a tocar ao vivo. Nós nascemos da frustração mútua e um desejo de ver mais perspectivas queers representadas no punk. Algumas de nós nunca tinham estado em bandas antes, enquanto outrxs vem tocando em bandas há uma década. Tem sido uma experiência incrível para nós até agora estar na Eekum Seekum juntxs.
O nome da banda é ao mesmo tempo uma referência e homenagem a uma pequena cidade da Nova Escócia chamada "Ecum Secum" e também à banda Harum Scarum que temos tido influência. Eekum Seekum é um nome bizarro, mas para nós, soa como um terrível monstro marinho extinto vindo das profundezas do oceano para procurar e destruir os inimigos.

2. Pop e Crust. É uma mistura que não faz sentido para algumas pessoas, mas para mim isso é ótimo. E neste clima "doomy" é incrível, eu realmente gosto. Fale um pouco sobre essas influências musicais.
Somos todxs obcecadxs por diferentes tipos de música e geralmente ouvimos coisas diferentes  umx dx outrx. Eekum Seekum tenta combinar o nosso amor pela música pop, dance music, e também hardcore punk e elementos do Crust. Nós temos sido descritxs como "sissy crust" e acho que é uma descrição fofa. Nós realmente não nos importamos demais sobre gêneros. Apenas queremos ser partes iguais ameaçadoras e incríveis. Queremos fazer os meninos do hardcore mosharem em canções sobre fisting e cuspir sangue em seus pés.

3. Eekum Seekum é uma banda queer / feminista. Tenho ouvido algumas coisas novas de pop punk norte-americano, que estão bem ligadas a questões de gênero e violência (agressão sexual, o consentimento, o sexismo). Como é a cena queerpunk e feminista em Halifax?
Halifax é uma cidade agradável para se viver em algumas situações. Nós gostamos de chamá-la de casa,  mas está longe de ser perfeita. A cena punk aqui tem um monte de mulheres tocando em bandas, mais do que a maioria das cidades. Todo mundo está trabalhando na cena nos últimos dois anos e realmente se unindo para fazer melhores bandas, melhores shows e um melhor senso de comunidade. Nós temos tido um pouco de desaprovação de anônimos sobre a nossa banda, nossa política e intenções, mas também uma tonelada de apoio de jovens que não interagem regularmente com a cena punk. Você encontra punks desprezíveis, bêbados, babacas, mas a maior parte da cena cresceu muito e se juntaram mais do que nunca nos últimos tempos.

4. Vocês conhecem/gostam de alguma banda brasileira?
Na verdade estamos um pouco no escuro em relação à bandas brasileiras. Ryley cava um monte de raw black metal/blackened crust vindo do Brasil ultimamente, especialmente Mácula e Ivpiter. Conhecemos também a banda queercore Teu Pai Já Sabe?. Nos diga algumas bandas para conferir!

Alguém se habilita ? O contato da banda é eekumseekumhfx@gmail.com. Escreva!!

Nenhum comentário: