terça-feira, 11 de setembro de 2012

resenha: Independência é Rock!


Independência é rock, rock é independência

Por Carla Duarte

Reunir e divulgar música autoral e independente foi o que a Casa Subterrânea fez no último sábado, 8 de setembro, em Resende. No clima de feriado, o evento "Independência é Rock!" levou para o Centro Histórico do município sul-fluminense os acordes das bandas Zefirina Bomba (PB), Os Invalvuláveis (Suzano, SP) e as rimas de Thiago ElNiño (Volta Redonda, RJ).

Arte: Caio Conceição
A noite começou com Os Invalvuláveis, dupla formada por Eduardo (guitarra, gaita e voz) e Marcelo (bateria e voz), que a cada música tocada fazia mais pessoas dançarem. A influência do folk é perceptível de longe, nos remetendo logo a Johnny Cash e Bob Dylan. Enquanto Eduardo equilibrava a gaita e guitarra e soava palhetadas dançantes, Marcelo dava o ritmo da bateria, mostrando que às vezes uma boa dupla funciona melhor do que bandas com cinco pessoas.

A música mais esperada foi o hit “Observações sem paralelo de um tal eu mesmo”. Os Invalvuláveis terminaram o show com vários pedidos de bis, e agradecendo e se mostrando satisfeitos por tocarem mais uma vez em Resende, deixaram os espaço pro Zefirina Bomba.
Eduardo por Jean Andersen

Marcelo, baterista dos Invalvuláveis passando o som - Foto: Ive Moco

Na seqüência, veio o trio originalmente de João Pessoa, mas que hoje reside em São Paulo, Zefirina Bomba. Atualmente, a banda é Ilsom (voz e violão), Martim (baixo) e Rangel (bateria), e eles continuam tocando rápido e arrebentando cordas de violão, e dessa vez não foi diferente. Logo no início do show, Ilsom trocou de violão e disse que era sempre bom carregar outro violão com corda para quando fosse necessário. Daí em diante o show prosseguiu bem, e eles tocaram clássicos como, "Sopa", "TPM", "Vai se fude" e "TV". 

Zefirina Bomba @ Subterrânea - Foto: Matsumoto X
O ritmo ligeiro, característica da banda, dava o tom do show, que vez ou outra ganhava um solo quando mais se precisa de um solinho para aliviar o tupá tupá reto da bateria. O pessoal dançou todas as músicas, mas a grande explosão no pogo foi durante um cover de Nirvana, que fez até quem, aparentemente não queria, dançar.

Dance!  - Foto: Matsumoto X
O "Independência é Rock!" foi finalizado pelo MC Thiago ElNiño*, que trouxe seu rap com influências de rock, sua grande característica, para o evento. A levada dançante das músicas trazia letras que retratam o dia a dia, negritude e a realidade social. O diferencial do show foi a parceria feita entre ElNiño e a atriz Suzana Zana, que mesmo não sendo cantora, participou de algumas canções como voz de apoio. 

Elniño e Suzana Zana @ Subterrânea - foto Jean Andersen
O evento continuou com a discotecagem de Mauro Dourado, que tocou do post punk ao indie, passando pelo riot grrrl e britpop. 

DJ time - Foto: Matsumoto X
Apesar dos pesares, do 7 de setembro - independência pra quem? - e da indústria fonográfica, o evento da Subterrânea que trouxe Invalvuláveis, ElNiño e Zefirina, mostra que dar continuidade a iniciativas artísticas e contraculturais, as vezes, pode ser dar murro em ponta de faca, e em outras situações pode ser justamente o que se precisa fazer, por mais complicado que o seja fazê-lo.

Nenhum comentário: