sábado, 4 de julho de 2009

Skate não é só para meninos

Skate para meninas é um daqueles projetos que valem muito a pena divulgar. O projeto foi criado em 2002 e consiste num site que é um dos mais acessados sobre skate feminino no mundo. Como diz no site, "a idéia principal era sanar as dúvidas das atletas e divulgar o skate feminino nacional".
Além do site, o skate para meninas promove campeonatos e dá aulas de skate para as meninas que querem aprender a andar.

Segue abaixo um trecho de uma pequena entrevista feita com a Evelyn Leine, editora do site, que sairá no zine Pauta Lixo.

"Skate não é só para meninos, as meninas também tem direito de se divertir, né não?" Essa frase eu li lá no site e faz a gente pensar o quanto as coisas estão estruturadas de maneira errada. É uma cultura machista que impede as meninas de viverem e sentirem coisas, de fazerem por elas e pra elas, que tem como base aquela construção maluca dos gêneros, que define o que é "coisa pra menino" e "coisa pra menina". Como você vê a participação das garotas no skate? E como você se vê fazendo parte disso, tanto com o projeto como com um skate nos pés?

Evelyn: É engraçado pensar nessa coisa de separação de gêneros, sempre fui muito contra isso, e acabei criando o “Skate Para Meninas”, que na verdade, é uma resposta, é um grito, um sinal de vida à mídia em geral que de certa forma sempre mostrou e incentivou muito menos o skate para as meninas. Nosso slogan é “Skate não é só para meninos!” justamente por isso. Hoje em dia não existe mais o preconceito moral, de sair na rua, ir à pista e se sentir discriminada, mas acho que ainda existe um certo preconceito em relação à mídia e mercado no geral em apoiar a skatista. Como skatista, mulher e pessoa, sempre tentei buscar o equilíbrio entre tudo isso, mostrando, explicando, incentivando. É um grande trabalho, mas que acabou sendo natural pra mim por já viver no meio, acreditar e gostar tanto.

Acessem o site: http://www.skateparameninas.com.br/

*(foto da Passeata Sobre Rodas, manifestação feita em Curitiba dia 21 de Junho, em prol do skate)

Nenhum comentário: