sábado, 30 de abril de 2016

Links da Semana #5


E não é que consegui organizar os meus horários e fazer este post? É que na semana passada comentei que talvez as postagens diminuíssem a periodicidade porque meu notebook está em frangalhos e desafiando a minha paciência e tempo. Fui escrevendo um pouco nele e um pouco no trampo. Mas o que importa é: que semana linda com o trabalho de Beyoncé, não é rainhas? Bora pro Links da Semana #5!



Lemonade
Não há dúvida, Lemonade, o álbum visual de Beyoncé, é o destaque da semana. A lacradora mostrou outro lado de seu trabalho, trazendo músicas que são menos pop explosivas e mais melancólicas, próximas de um balanço meio reggae, meio sei lá o quê. E gente não to nem tentando 'resenhar' a música que ela faz só estou mesmo tentando contar o que senti. Claro, ainda pop e ainda Queen B, só que mais madura e durona também. E óbvio, é a obra mais política, repleta de confrontamento racial, representatividade e empoderamento negro. Não que ela já não fizesse música política! Mas desta vez ela fez uma bela limonada e referenciou em seu álbum as grandiosas Billie Holliday e Nina Simone, além de Malcom X. As mães negras que perderam seus filhos para a brutalidade policial também foram lembradas em 'Freedom'. Selecionei alguns links para quem precisa se atualizar, eles já estão em ordem de mais completo para conteúdos complementadores:  

O que a internet falou sobre LemonadeSuposta rivalidade entre Rihanna e Beyoncé, 19 curiosidades sobre o disco, Conheça as garotas incríveis que aparecem nos clipes (em inglês) e artigo do Brasil de Fato.




Internet livre e os processos que estão rolando na câmara para redefinir cibercrime
Olha a Capitolina nos Links da Semana de novo! Desta vez, elas prepararam uma pequena compilação de assuntos relativos a internet e leis. Confira.


50 guitarristas fodonas que influenciaram os anos 1990

A incrível She Shreds, revista editada por mulheres e dedicada às mulheres guitarristas, selecionou 50 guitarristas que moldaram as sonoridades dos anos 1990. Riot Grrrl, Indie, Grunge, Alternativo, em cada bar fulêro de antigamente (as vezes não tão fulero assim) tinha uma fodona tocando e inspirando as minas a transformarem o mundo. Leitura indispensável para quem compreende inglês.


Somnia
Minha nossa senhora do Pop Punk! Erica Freas e David Combs se uniram em uma bandinha a distância, a Somnia. A vocalista do RVIVR e o vocalista do Spoonboy e The Max Levine Ensemble são migos sim e neste link você ouve 'Ed Clairborne', um dos sons que já foram divulgados.


Chef Cenoura, o canal de receitas em libras
Débora e Felipe Dable produzem o Chef Cenoura, um canal que ensina diversas receitas vegetarianas também em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Não é demais?! Os vídeos são curtos e bem objetivos. 




Sobre estar só
Nesta semana não tem quadrinho ou ilustradora brasileira, mas tem essa imagem incrível que foi compartilhada por esta página. A autoria não consta no post =/





A falácia da “frequência afetiva”
Há, no reino das interwebs, um texto conhecido chamado 'Frequência afetiva: qual é a sua?'. Resumindo de forma bem rápida, a proposta do texto é explicar que a frequência afetiva é a frequência com a qual você se relaciona com as pessoas. Existem pessoas que você vê muito e aquelas que você vê pouco e a ideia do texto é dizer que as vezes nos vemos pouco porque temos frequências afetivas diferentes. É um jeito bonito de se magoar menos com as pessoas que depende de você ter uma relação. E é isso que a Laura Pires defende! Ela acredita que se depende apenas de uma pessoa todo o contato com a outra, talvez isso não seja muito bom. Se as pessoas preferem não estar com você é necessário ter autocuidado. Como disse Nina Simone "Você tem que aprender a levantar se da mesa quando o amor não esta mais sendo servido". Bom, tire suas próprias conclusões. Aqui você lê o texto que fala sobre frequência afetiva e aqui você lê o texto da Laura, sobre a falácia do argumento.

50 tatuadoras brasileiras incríveis
Este post apresenta o trabalho de tatuadoras de todo o Brasil. Apoie as mulheres que tatuam, e se possível, se rabisque com elas! Aqui.


Será a Manic Pixie Dream Girl a Versão Moderninha de Bela, Recatada e do Lar?
Gosto muito de ler sobre cinema, seriados e formas de representação envolvidas nestas obras. Nem sei pra que falar isso, porque só neste post tem três links sobre o assunto, risos. Se você compartilha este gosto, por favor leia o texto de Lara Vascouto. Muito bem escrito e apurado, ela traça um paralelo entre a 'Manic Pixie Dream Girl' e a 'Bela, Recatada & do Lar'. Se você não entendeu lhufas do que eu disse, aí que você precisa mesmo conferir o artigo, pois ele explica esses conceitos muito bem. Aqui!

Você sabe o que é 'Queer Baiting'?
Sinceramente, eu não sabia que existia este termo. Mas conheço bem o significado. 'Queer Baiting' é a aquela tensão sexual e/ou romântica entre personagens do mesmo gênero, sem que de fato eles sejam sapatãs, bis ou gays ou que eles venham a ser. É uma forma dura de prender os telespectadores odeio essa palavra mas não pensei numa melhor, pois é uma falsa promessa de relacionamento e representatividade. Por exemplo, em Rizzoli & Isles, especialmente até a segunda temporada a detetive e a legista trocam faíscas em todos os episódios praticamente. De tanto imaginar, quase vi as duas se beijando. Ééé, mas nem rolou. Outras séries (não assisto estas) que tem o mesmo estilo, são, Supernatural (Dean e Castiel), Sherlock (John e Sherlock) e Teen Wolf (Stiles e Derek). E neste artigo você lê mais sobre isso.

Explosão de Fofura

Com três semanas a Rosie foi adotada por estes grandões fofos. Gritei quando vi a foto e acredito no poder curativo, terapêutico  e incrível que ela tem. No Gatinho Branco você vê mais fotos!



Nise da Silveira
Há uns 10 anos atrás eu ouvi Infect cantar/gritar "derrubem os muros dos manicômios". Foi pelo punk meu primeiro contato com o debate sobre a saúde mental. Não conheço muito sobre a Nise da Silveira, mas sei que a médica alagoana fez história ao mudar a percepção do tratamento para algumas doenças, usando a arte como terapia. E agora há um filme dedicado à ela, que está em cartaz em alguns lugares! Leia este post da AzMina e saiba mais.

O trabalho escravo é uma realidade. Mas as punições, não
Vou apenas colocar aqui o primeiro parágrafo da matéria da Ana Freitas para você entender a urgência de todos os seres humanos se informarem sobre isso: "Entre 1996 e 2013, mais de 50 mil trabalhadores explorados em condições análogas à escravidão foram libertados no Brasil. No entanto, em 2016, não há sequer um responsável pelos crimes preso. Nenhum dos poucos condenados cumpriu pena até o fim.". Leia tudo.

Feminist Crust
Feminismo + Crust + Música. Blog da Vivis, de São Carlos. Aqui!

Lide com as protagonistas que te incomodam
Sylvia Ferrari problematiza o amadurecimento da mulher na ficção e na vida real, expondo como a socialização da mulher interfere na nossa percepção das personagens e nas expectativas que nutrimos em relação a elas. Desaconselhável para quem ainda não terminou de assistir a quinta temporada de Girls e os últimos episódios de Broad City. E também dá uns spoilers de Inside Amy Schumer  Leia aqui.



E para fechar o Links da Semana #5, todo respeito e admiração pelas mulheres curdas:



2 comentários:

mariana disse...

só pra dizer que esses links semanais estão incríiiiiveis. te agradeço demais por isso <333

boredcarla disse...

Oi Mariana! Muito obrigada pelo comentário. Ele ajuda (e muito) a que este post aconteça (: