segunda-feira, 24 de março de 2014

música: The Spells

Oh, Carrie, oh, Mary .. 


Wild Flag - Foto por Kevin

Existem timbres de guitarra que apenas algumas bandas que vieram do oeste dos Estados Unidos conseguem produzir. É isso o que os anos ouvindo as bandas de Carrie Brownstein me dizem, principalmente se percebemos as diferenças da guitarra do Sleater Kinney para outros projetos dela. Embora exista uma familiaridade, há também diferenças.

É que se no Sleater Kinney Brownstein tem uma jogada, no Wild Flag ela tem outra. Mas, não é sobre essas bandas que vamos falar hoje. É sobre o ano de 1999, quando foi lançado o álbum The Age of Backwards, do The Spells, pelo selo K Records. Acho que podemos considerar essa banda o óvulo do Wild Flag. Foi uma das primeiras bandas em que Carrie e Mary Timony (Helium, Autoclave) tocaram juntas.

A definição do som do The Spells para mim é "soturno riot grrrl" - que não nega o nome da banda, que significa "o feitiço" em português. São guitarras dedilhadas, vocais cruzados e magia Carrimony. Se antigamente eu não ouvia muito as bandas de Mari Timony porque estava dando bobeira, hoje em dia posso me dizer que já me rendi à guitarra dela.

Anos depois do The Spells, elas tocariam juntas no Wild Flag, e teriam algumas outras colaborações juntas. Há um tanto de Autoclave e Helium no The Spells, enquanto o Wild Flag é algo mais dançante e maduro, o The Spells é mais sequinho e curto.

The Spells tem apenas dois epzinhos, cada um com quatro músicas, e segundo Carrie, elas só fizeram um show. Bat vs Bird é o segundo registro, que foi lançado em 2008. Acho que ele só saiu via stream, não sei se teve versão física do álbum. Acontece que são oito canções indispensáveis para quem acompanha as duas guitarristas. Acho que o Bat vs Bird é fácil de achar, então, aproveitem enquanto o link que eu upei funciona. Indicamos: essa entrevista em que Timony e Brownstein se entrevistam e falam sobre o The Spells (em inglês). Agora, a parte boa, os downloads!



The Age of Backwards Tracklist
01. The Age of Backwards
02. Octaves Apart
03. Number One Fan
04. Can't Explain

Download The Age of Backwards 



Bat vs Bird Tracklist
01. Antartica
02. Bat vs Bird
03. Champion Vampire
04. Viola

Download Bat vs Bird

Nenhum comentário: