quarta-feira, 24 de junho de 2009

zine: Maria Sogna Tutte le Notti


Há bastante tempo quero postar aqui sobre Maria Sogna Tutte le Notti, atual zine editado pela Danielle Sales, que editava o Paraphernalia (entrevistei-a, leia aqui).

Não me lembro muito bem como o encontrei ou como ele me encontrou, a primeira edição saiu em 2005 e vem seguindo o mesmo formato: entrevistas (para citar algumas: Lava, Cria Cuervos, Bonsai Kittens, The Valeries), resenhas de discos e fanzines - a maioria tocados e produzidos por garotas - e textos.


Na #1 e #2 edição chegam uma série de entrevistas que fala sobre punk pareting (a tradução remete a criação de filhos a maneira punk, incluindo aí o vegetarianismo, educação não (ou menos) tradicional e etc), foi a primeira vez que li sobre o assunto e foi a parte que mais gostei do zine.
Foi a primeira vez a possibilidade de ter filhxs não pareceu tão estressante, pelo contrário, parecia inspiradora. A #3 não fala sobre punk pareting, mas ela promete mais na #4, que ainda não saiu.


Há no zine várias resenhas de zines gringos e isso chamou minha atenção. Como meu contato com esses zines é pouco, apenas a MRR e Crimethinc, e o Punx is Ladies, as resenhas formam uma panorama legal de produção de zine punk/feminista.
O Punx is Ladies é feito pela Naomi Violet, que tocava no Hey Girl!




Entre em contato com a Daniele, para saber quando a quarta edição fica pronta. Confira aqui outra entrevista com Cria Cuervos, pra MRR, em inglês.

Nenhum comentário: