Ilustração do zine Girl Gang Coletivo, de Jéssica Lisboa |
Quando esse blog começou, a proposta - mal executada, é verdade - era falar sobre zines. Os que eu fazia - e faço até hoje - e os demais que chegavam na minha casa, pelas famosas trocas de zines pelos correios. Apesar disso, hoje em dia não falo tanto sobre zines quanto gostaria. É que rolam outras pautas também. Mas.. a boa filha a casa torna, né? Por isso, separei cinco zines, todos feitos por mulheres, disponíveis no Isssuu que vocês precisam ler.
O Issuu não tem nem um pouquinho da graça dos zines de papel que chegavam inesperadamente em casa. As vezes amassados, outras com muitas coisas nos pacotes, eles fazem o dia. "Fazem" porque de vez em quando ainda faço umas trocas assim. Mas, se não fosse o Issuu conheceríamos menos zines. O lance é correr atrás da versão física quando ela está disponível. Bora para listinha? Quais zines vocês acham que deveria estar nesse post?
*Todas as imagens são prints dos zines
Selvatik
Publicação com poesias e desenhos de Jane Gomes e colagens da minha parça Laíza Ferreira. A inspiração do zine é a deusa grega da caça e das florestas selvagens, Ártemis. Filha de Leto e Zeus, ela ainda inspira magia e liberdade para as mulheres. O encontro das mulheres com os animais e a natureza é retratada no zine, que vale a pena ser adquirido na versão impressa. Leia aqui.
Para quem gostou do trabalho da Laíza, pode conferir o Witchcraft Collage, projeto em que fazemos colagens juntas há cerca de um ano.
Girls Get Busy
Em sua 24ª edição, o Girls Get Busy é o zine da plataforma feminista homônima que há alguns anos compila e organiza arte feminista produzida de forma independente. O coletivo é de Londres, e sempre publica zines com conteúdo de artistas que se identificam como mulheres.
A edição atual chamou a minha atenção pela arte "Finish Him", de Beth Siveyer, curadora do zine. A arte brinca com a clássica passagem do jogo Mortal Kombat, mostrando apenas as mulheres do jogo como as vencedoras. Eu sempre dava muitas coças nos meus primos com a Sindel, por isso foi uma referência muito boa, haha! Leia aqui a 24ª edição e as demais.
24 artistas brasileiras - entre elas a Aline Lemos (Desalineada) e a Jéssica Lisboa, que já entrevistamos - se juntaram e formaram o Girl Gang Coletivo. A organização desse big zine é da Bruna Morgan, ilustradora do Rio de Janeiro. A publicação traz muitos desenhos e ilustrações, sendo que a grande maioria deles trabalha com a temática feminista. O role do Girl Gang Coletivo é a nova leva de zineiras brasileiras, especificamente das ilustradoras e artistas feministas que estão se organizando e criando publicações, feiras de zines em um ritmo contínuo. Vale muito a pena conferir, leia o zine!
4xamor
O 4xamor é o primeiro zine da editora independente Drunken Buterfly, do Rio de Janeiro. Lançado em março deste ano, ele é feito pelas quatro amigas que fazem a editora, e tem ilustrações, colagens e fotografias. Autoral e pessoal, como todo bom zine sempre é. A editora vai participar, nos dias 29 e 30 da I Kraft, feira que vai rolar no Instituo de Artes da Unesp. Leia o zine!
Alpacalipse
O Alpacalipse zine é a primeira publicação da Editora Alpaca, focada na literatura e em artistas mulheres. Lançado neste mês, elas abriram uma chamada pública para contribuições com a temática de memória. O resultado final é mais um zine que apresenta a produção de 15 mulheres artistas contemporâneas, que trabalham com colagem, fotografia, poesia e ilustração. O zine está sendo vendido por $13 (sem transporte). Leia a resenha do lançamento do zine e o próprio zine.
Essa é a colagem que eu e Laíza fizemos e que foi selecionada. Angela Davis 4 the win! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário